Depois do Silêncio ganha temporada com audiodescrição

Espetáculo de dança teatro bilíngue, em português e libras, é exibido de 20 a 22 de agosto em versão adaptada para o público com deficiência visual ou baixa visão

Dia 18 de agosto. Palestra sobre Inclusão Cultural

Tudo de graça

 

Inclusão e acessibilidade são as linhas condutoras do espetáculo de dança teatro “Depois do Silêncio”. Ele foi concebido bilíngue, em português e libras, e agora ganha temporada também com audiodescrição, de 20 a 22 de agosto. A exibição estará disponível durante os três dias pelo canal do YouTube da diretora e coreógrafa Eliana Carneiro e pelo canal do Complexo Cultural de Planaltina.

A audiodescrição é um recurso que traduz imagens em palavras, permitindo que pessoas cegas ou com baixa visão consigam compreender conteúdos audiovisuais como fi­lmes e peças de teatro. O recurso é direcionado ao público com deficiência visual, mas pode beneficiar outros públicos com outras deficiências e idosos.

Com direção de Eliana Carneiro e Rogero Torquato e patrocínio do Fundo de Apoio a Cultura do Distrito Federal – FAC/DF), “Depois do Silêncio” é baseado em fatos reais da vida da menina Helen Keller (1880-1968), que perde a sua visão e audição com poucos anos de idade e vive em um mundo totalmente apartado até a chegada da professora Anne Sullivan. A partir do encontro, Anne começa a árdua tarefa de ensinar língua de sinais tátil e fazer com que Helen aprenda a se comunicar com o mundo exterior.

A montagem de dança teatro com coreografias de Eliana Carneiro, conta com três atrizes/dançarinas em cena que se expressam por gestos, sons, movimentos, palavras e, simultaneamente, em libras, tornando a apreciação inclusiva para surdos. Camila Guerra e Naira Carneiro interpretam Anne Sullivan e Helen Keller, respectivamente, e Renata Rezende (atriz surda), traz ao palco um contexto atual e autobiográfico, criando um contundente diálogo paralelo entre as personagens de 1890 e os dias de hoje. O objetivo é mostrar que muitas das angústias e dificuldades de acessibilidade continuam os mesmos nos últimos 100 anos.

Camila Guerra e Naira Carneiro participaram da montagem teatral “O Milagre das Mãos”, uma adaptação do texto norte americano “The Miracle Worker”, com o Grupo de Pesquisa Cênica do Sesc-DF, sob direção de Rogero Torquato e direção corporal de Eliana Carneiro. A partir da vontade de aprofundar a pesquisa das personagens, as duas atrizes decidiram se reunir novamente para um projeto que dialogasse mais com a dança e que fosse totalmente bilíngue (em português e em libras). Com a entrada da atriz Renata Rezende o projeto se amplia para um potente diálogo e afirmação da inclusão.

Depois do Silêncio conta com a coordenação de acessibilidade de Bárbara Barbosa, direção artística de Eliana Carneiro, trilha original de Diogo Vanelli, cenografia de Rogero Torquato e Rodrigo Lélis, iluminação de Camilo Soudant e a vídeo arte de Gabriel Guirá.

A obra nos transporta para o potente mundo da língua dos sinais, nos colocando empática e poeticamente no mundo dos cegos e dos surdos e das múltiplas expressões de comunicação e entendimento. O espetáculo amplia a percepção da grandeza e da beleza do silêncio e daqueles que nele habitam.

Depois do Silêncio faz parte do projeto O Mundo em suas mãos – Semana de Acessibilidade que oferece também quatro apresentações direcionadas a escolas, professores e pessoas com deficiência, Oficina de Sensibilização Corporal para Surdos, com Eliana Carneiro, e Palestra sobre inclusão cultural, com Barbara Barbosa, tradução em libras.

Ficha Técnica

Direção:  Eliana Carneiro e Rogero Torquato

Direção Artística e Coreografias: Eliana Carneiro

Intérpretes Criadoras: Camila Guerra, Naira Carneiro e Renata Rezende

Roteiro e Dramaturgia: O Grupo

Trilha Sonora Original: Diogo Vanelli

Cenografia: Rogero Torquato e Rodrigo Lelis

Iluminação: Camilo Soudant

Figurinos: O Grupo

Artista Gráfico e Vídeo Arte: Gabriel Guirá

Boneca: Neuza Freire

Videomaker: Filipe Duque

Fotos: Diego Bresani

Fotos: Making of filmagens – José Lucas

Operador de Vídeo: Aníbal Diniz

Coordenação de Acessibilidade: Bárbara Barbosa

Áudio Descrição: Maynara Dourado Pereira

Legendas Descritivas: Consultor Surdo – Joaquim Emanuel Barbosa, Legendador – Júlio Coelho

Editor – Kaio de Aquino

Oficina Sensibilização Corporal para Surdos: Eliana Carneiro

Palestra sobre inclusão cultural:  Bárbara Barbosa

Coordenação de Produção: Alaôr Rosa

Produção Executiva: Fernanda Oliveira

Assessoria de Imprensa: Tato Comunicação / Jaqueline Dias e Cíntia Rogner

Mídias Sociais: Tato Comunicação/ Rebeca Ramos

Produção e Administração: Arteviva Produções Artísticas e Universo Criativo

Programação

O Mundo em Suas Mãos – Semana da Acessibilidade

Espetáculo Depois do Silêncio – Temporada com audiodescrição

De 20 a 22 de agosto (sexta e sábado às 21h e domingo às 20h)

Canal Youtube e mídias sociais do projeto

  Palestra sobre inclusão cultural, com Bárbara Barbosa, tradução em libras

 Dia 18/agosto/2021 (quarta-feira)

Horário: 19h30

Instagram

Censura: Livre

Ingresso: Gratuito

A palestra trata da inclusão da pessoa com deficiência nos ambientes culturais, tanto como público quanto como protagonista de produções artísticas e culturais diversas; a importância da diversidade e da inclusão para a sociedade e como a acessibilidade desempenha um papel crucial na quebra das barreiras que impedem a convivência harmônica entre pessoas com e sem deficiência.

Vinkmag ad

Isabel Almeida

A jornalista Isabel Almeida, trabalha atualmente na Embrapa, é editora do site bsbflash, youtuber do canal Flash Brasília e colunista do jornal Alô Brasília. Natural de Brasília, já trabalhou em diversos órgãos do DF, como na Secretaria de Educação; na Administração Regional do Gama; na Secretaria de Saúde, na Câmara Distrital, e também em GO, na prefeitura de Valparaíso, na gestão de José Valdécio. Atuou também no Conselho Federal de Engenharia e Agronomia- Confea, foi editora da revista Fala Prefeito; e colunista da revista AC/DF e colunista do site AIB News do Rio de Janeiro. Desde 2010 é vice-presidente da Câmara de Comércio Brasil e Portugal, e em 2016, foi nomeada presidente do Conselho comunitário do Octogonal e Sudoeste.

Read Previous

Especialista em estética de Goiânia desenvolve técnica de lifting para reduzir flacidez abdominal

Leia a seguir

Homenagem a Ester Kosovski

setembro 25, 2021