Bsb Flash

Dermatologista fala sobre cuidados com a pele no verão

A estação mais quente e, por vezes, desejada do ano se aproxima e com ela chegam também algumas preocupações com a pele. Pudera! Durante o verão, aumentam as atividades realizadas ao ar livre e, por consequência, a radiação solar sobre a pele. Esses fatores, se não observados, podem aumentar o risco de queimaduras e até mesmo do temido câncer da pele.

Especialista em pele há mais de trinta anos, o dermatologista Erasmo Tokarski, ressalta que os cuidados com esta parte do corpo no verão podem ser um pouco mais difíceis que em outras estações do ano. Isso ocorre porque fatores como o sol, piscina, mar e até mesmo o suor podem influenciar na aparência e na saúde desse órgão tão importante.

“A pele exige cuidados há todo momento mas, por conta das altas temperaturas, a prevenção deve ser reforçada, tudo para evitar doenças, envelhecimento precoce, ressecamento e diversos malefícios que podem acometer essa parte do corpo”, pontua o médico.

Assim, o profissional explica que, para manter a pele saudável no verão, é importante adotar algumas medidas, como a ingestão de líquidos durante o dia, usar protetor solar mais vezes ao dia e evitar as horas mais quentes para exposição, manter uma alimentação mais leve porém, equilibrada, manter a pele seca, livre do suor, mas devidamente hidratada e utilizar roupas mais leves.

Crianças também merecem atenção

De acordo com o profissional, Erasmo Tokarski, nas crianças, as queimaduras solares são as mais comuns de ocorrerem nesta estação, por conta da pele sensível, principalmente durante os dois primeiros anos de vida. O médico pontua que, o uso do filtro solar é permitido a partir dos seis meses de idade, desde que seja um produto adequado para a pele que irá receber. O especialista ressalta que é importante buscar orientação com pediatra ou dermatologista sobre qual o melhor produto para cada caso.

Ainda conforme o dermatologista, as peles claras, loiras ou ruivas, e de olhos claros são as mais suscetíveis aos efeitos dos raios ultravioletas, contudo, as pessoas de pele negra, mesmo com a proteção “natural”, pela maior quantidade de melanina produzida, não podem se esquecer da proteção, pois também estão sujeitas a queimaduras, câncer da pele e outros problemas.

“Os cuidados com as crianças não são diferentes dos adultos. A hidratação e proteção são fundamentais. Como eles tendem a brincar mais na areia ou ficar por mais tempo na água é preciso atenção na roupa molhada para evitar assaduras, na pele sempre com proteção para não ter ardência e principalmente na ingestão de água”, finaliza.
Dicas para escolher o filtro solar

Apesar de bastante conhecido entre a população, o uso do filtro solar ainda gera dúvidas quanto ao fator de proteção ideal e a forma de aplicação. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), o uso diário do produto traz uma série de benefícios à pele, dentre eles a prevenção de manchas solares, melasma, queimaduras, envelhecimento precoce e o câncer de pele.

O especialista Erasmo Tokarski destaca que a melhor forma de proteção é o uso contínuo e a aplicação correta: obedecendo a quantidade tanto do produto, como às vezes passadas durante o dia. Além disso, o especialista ressalta que é sempre bom a pessoa utilizar um filtro solar específico para o tipo de pele.

Oil Free – não tem óleo na composição e é mais indicado para pele oleosa;
Cremoso – mais hidratante, indicado para peles secas;
Toque seco – possui efeito matificante. É indicado para pele oleosa.

“O mais indicado é que o fator de proteção solar seja de, no mínimo, 30. Além disso, é importante observar se o produto tem protetor físico, quando cria uma película protetora. Esse produto é indicado para peles sensíveis ou químico, quando absorve os raios, minimizando a energia. Também é importante verificar se o filtro solar é de amplo espectro, que oferece proteção, tanto para os raios UVA, aqueles presente em todos os lugares, do nascer ao pôr do sol, seja de maneira direta ou refletida e os raios UVB, que são responsáveis pela queimadura imediata, que deixa a pele vermelha e ardida depois de algumas horas de exposição”, detalha.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Atualizações Recentes

Lucas Bezerra constrói ponte entre sertão e litoral no EP “Transito”, com participação especial de Juliana Linhares

Disco é um lançamento do selo Cantores del Mundo Natural de Crato, no sertão do Ceará, e atualmente radicado no Rio de Janeiro, o cantor

Ana Tereza Basílio

Comissão de Direito da Moda da OAB-RJ promove encontro virtual

Presidida por Deborah Portilho, a Comissão de Direito da Moda da OAB-RJ vai promover nesta sexta (dia 23 de abril) encontro virtual, das 9 h

Soul Brasília homenageia a cidade com muita criatividade e arte

Cobogó Kina foi enviado para profissionais do segmento de arquitetura para customização Para homenagear os 61 anos da Capital, o programa de relacionamento Soul Brasília

Dia das Mães com a Orquestra Sinfônica Cesgranrio

Dia das Mães com a Orquestra Sinfônica Cesgranrio

A Fundação Cesgranrio vai comemorar o Dia das Mães com a Orquestra Sinfônica Cesgranrio. Haverá uma apresentação virtual dos músicos, sob a regência do maestro

%d blogueiros gostam disto: