Embaixada do Egito celebra o Dia da Independência em Brasília
Internacional

Embaixada do Egito celebra o Dia da Independência em Brasília

Fotos Eliane Loin

O Embaixador do Egito no Brasil, Wael Aboulmagd e a equipe da Embaixada em Brasília, organizaram uma grande festa para cerca de 300 convidados, o motivo é a celebracão da Independência do país, feriado que é comemorado todos os anos em 23 de julho.O Dia da Revolução refere-se ao aniversário da Revolução Egípcia de 1952, que levou à declaração da moderna república do Egito, encerrando o período do reinado . É o maior feriado secular da Nacão e é considerado o Dia Nacional do Egito.

Em seu discurso o Embaixador falou sobre vários temas diferentes e enfatizou as excelentes relacões bilaterais entre Brasil e Egito.

“Egito e Brasil desfrutam de uma relação duradoura baseada em várias semelhanças, o papel de líderes no tocante ao apoio e representação dos interesses das nações em desenvolvimento nos foros multilaterais, o compromisso mútuo com o direito internacional e a solução pacífica de disputas e seus papéis históricos de líderes em suas respectivas regiões como defensores da cooperação, manutenção da paz e parceria.

Apesar dos severos desafios enfrentados por todos nós nos últimos dois anos, incluindo os impactos relacionados à Covid-19 e a consequente desaceleração da economia pós-pandemia, assim como as repercussões da guerra na Ucrânia, relações entre Egito e Brasil continuaram a florescer em diversas áreas.

Em relação ao comércio, realizamos no ano ano passado a 2ª rodada do comitê conjunto Egito-Mercosul que abordou todos os aspectos deste importante acordo e deu o impulso necessário para levar nossas relações de comércio com este importante bloco econômico a um patamar mais alto.

Estamos contentes em ver que mesmo com a pandemia e seus impactos, nossos índices de comércio continuam estáveis e de fato testemunharam um crescimento em diversas áreas. Mas, como salientamos diversas vezes, nossa relação com o Brasil é muito mais que somente negociação de produtos e mercadorias. Acreditamos que estas duas importantes economias, líderes de mercado e portas de entrada efetivas em suas respectivas regiões, têm o potencial de elevar seus laços a um nível mais estratégico, onde tecnologias e conhecimento são compartilhados, investimentos são feitos e empregos são gerados. Este é o nosso objetivo neste momento, onde ambos os governos estão empenhados em dar prosseguimento para levar nossas relações econômicas ao patamar compatível com seus potenciais.

Para finalizar, tenho o prazer de compartilhar que recebemos duas importantes visitas do Brasil no último mês de maio, primeiro do Ministro da Agricultura Exmo. Sr. Ministro Marcos Montes acompanhado de uma grande delegação comandada pelo Almirante Flávio Rocha, a qual incluiu parlamentares, lideranças empresariais e industriais, agências de turismo e muitos outros, e estamos trabalhando para a visita do Ministro das Relações Exteriores do Egito no fim deste ano.

Nossa cooperação militar também deu passos importantes com uma série de visitas mútuas que configuram a base para a promoção de nossos laços militares e compartilhamento de experiências, treinamento e conhecimento.” foram alguns dos trechos citados por Aboulmagd na abertura oficial do evento.

A jornalista Isabel Almeida, trabalha atualmente na Embrapa, é editora do site bsbflash, youtuber do canal Flash Brasília e colunista do jornal Alô Brasília. Natural de Brasília, já trabalhou em diversos órgãos do DF, como na Secretaria de Educação; na Administração Regional do Gama; na Secretaria de Saúde, na Câmara Distrital, e também em GO, na prefeitura de Valparaíso, na gestão de José Valdécio. Atuou também no Conselho Federal de Engenharia e Agronomia- Confea, foi editora da revista Fala Prefeito; e colunista da revista AC/DF e colunista do site AIB News do Rio de Janeiro. Desde 2010 é vice-presidente da Câmara de Comércio Brasil e Portugal, e em 2016, foi nomeada presidente do Conselho comunitário do Octogonal e Sudoeste.