Embaixador da RGB destaca auditoria mundial no desenvolvimento sustentável em reunião da Olacefs
Sustentabilidade

Embaixador da RGB destaca auditoria mundial no desenvolvimento sustentável em reunião da Olacefs

Embaixador da RGB destaca auditoria mundial no desenvolvimento sustentável em reunião da Olacefs

O ministro do Tribunal de Contas da União (TCU) e embaixador da Rede de Governança Brasil (RGB), Augusto Nardes, participou no mês passado de uma reunião do conselho diretivo da Assembleia Geral da Organização Latino-Americana e Caribenha de Instituições Superiores de Auditoria (Olacefs), realizada em Valparaíso, no Chile.

Durante o encontro foram revisadas as atividades realizadas pelos diferentes Comitês, Comissões e Grupos de Trabalho da Olacefs. Destacando as ações da Comissão de Participação Cidadã (CPC), liderada pelo Peru; o Comitê de Capacitação (CCC) e Comissão Técnica Especial de Meio Ambiente (COMTEMA), presidido pelo Brasil; o Grupo de Trabalho sobre Igualdade de Gênero e Não Discriminação (GTG) e Comissão Técnica de Combate à Corrupção Transnacional (CTCT) presidida pelo Chile; e a Comissão de Tecnologias da Informação e Comunicação (CTIC) e a Comissão Técnica de Boas Práticas de Governança (CTPBG), presidida pela Argentina, e o Grupo de Trabalho sobre Controle de Desastres (GTFD), presidido pelo México, entre outras iniciativas relevantes.

Houve também a assinatura de um Memorando de Entendimento (MoU) entre a Olacefs e a Academia Internacional Anticorrupção (AICA) para o desenvolvimento das capacidades das EFS da região e os avanços apresentados pelo Projeto OLACEFS-GIZ para o fortalecimento de controle financeiro e prevenção e combate à corrupção.

O embaixador da RGB, que preside o Comitê de Capacitação da Olacefs, comentou que   foram debatidos diversos assuntos, entre eles o lançamento de uma auditoria mundial com foco no desenvolvimento sustentável prevista para novembro deste ano, no Rio de Janeiro. “ Essas  auditorias tem como objetivo avaliar o nível de implementação e gestão das áreas protegidas dos países participantes, assim como seus avanços no cumprimento de metas internacionais”, observou o ministro.

Auditorias mundiais

Entre 2019 e 2020, a COMTEMA e Olacefs realizou a segunda edição da Auditoria Coordenada em Áreas Protegidas, sob a coordenação do TCU. O processo contou com a participação de mais de 100 auditoras e auditores de 26 equipes de auditoria, permitindo avaliar 2.415 áreas protegidas em 17 países.

Os dados apresentados mostraram que 13 dos 17 países participantes possuíam pelo menos 17% de suas áreas terrestres e de águas continentais incluídas em seus sistemas de áreas protegidas. Com relação às áreas marinhas e costeiras, foram obtidos dados de 14 países, 8 dos quais possuem mais de 10% de suas áreas marinhas e costeiras protegidas. Isto representa um avanço significativo em relação a 2014.