Os embaixadores do Conselho de Cooperação do Golfo (GCC) se reuniram com a Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento Tereza Cristina durante um almoço nesta quinta-feira (28) na residência do embaixador do Kuaite em Brasília, Nasser Riden Thamer Almotairi.

Por Fabiana Ceyhan

Os embaixadores e encarregados de cinco países árabes do bloco discutiram com a Ministra da Agricultura as relações do Brasil com a região e as formas de aprimorá-las, em especial no campo da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, também foram discutidas na reunião as formas de expansão dos investimentos no Brasil e nos países que formam o Conselho de Cooperação do Golfo (GCC), além de outros assuntos de interesse mútuo.

Participaram no encontro, além da Ministra Tereza Cristina e do embaixador Almotairi, também o embaixador do Catar, Ahmed Ibrahim Abdulla Al Abdulla; Embaixador da Arábia Saudita Ali Abdullah Bahitham; o embaixador de Omã, Amad Hamood Al Abri; o encarregado de negócios do Bahrein, Bader Al Hulaibi; o secretário de Comércio e Relações Internacionais do MAPA, Orlando Leite Ribeiro; o presidente da Câmara Árabe, Rubens Hannun; o vice-presidente de relações internacionais da Câmara Árabe, embaixador Osmar Chohfi; o deputado Alceu Moreira (MDB-RS) presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA); o diretor executivo da Federação das Associações Muçulmanas no Brasil (Fambras) e da Cibal, Mohamed El Zoghbi e o diretor geral do CDIAL, Ziad Ahmad Saifi.

A Ministra Tereza Cristina visitou no mês de setembro três países do GCC: Arábia Saudita, Kuaite e Emirados Árabes Unidos, e tratou de temas como a ampliação do intercâmbio econômico e comercial e a atração dos investimentos, além da promoção da abertura dos mercados do Golfo para os produtos brasileiros. De acordo com informações da embaixada do Kuaite a Ministra manifestou durante a reunião interesse de visitar os outros três países do GCC: Catar, Omã e Bahrein com previsão para o segundo trimestre de 2020.

 

Artigo anteriorExposição na ONU marca Dia Internacional de Solidariedade com o Povo Palestino
Próximo artigoSem sofrimento: Petiscos ajudam na medicação de Pets
Avatar
A jornalista Isabel Almeida, trabalha atualmente na Embrapa, é editora do site bsbflash, youtuber do canal Flash Brasília e escreve em diversos sites como: colunista do jornal Alô Brasília. Natural de Brasília, já trabalhou em diversos órgãos do DF, como na Secretaria de Educação; na Administração Regional do Gama; na Secretaria de Saúde, na Câmara Distrital, e também em GO, na prefeitura de Valparaíso, na gestão de José Valdécio . Atuou também no Conselho Federal de Engenharia e Agronomia- Confea, foi editora da revista Fala Prefeito; e colunista da revista AC/DF e colunista do site AIB News do Rio de Janeiro. Desde 2010 é vice-presidente da Câmara de Comércio Brasil e Portugal,e em 2016, foi nomeada presidente do Conselho comunitário do Octogonal e Sudoeste.