Bsb Flash

Escritora Isa Colli dá 7 dicas sobre como incentivar a leitura aos pequenos

Com a tecnologia apresentando a cada dia diferentes atrativos e facilidades, as novas gerações já nascem submersas nesse ambiente, usando os aparatos tecnológicos para tudo, seja para brincar, distrair, entreter e até para educar. Isa Colli, referência na literatura educativa infantojuvenil no Brasil e exterior, acredita que a tecnologia é importante, mas é preciso saber usá-la sem exagero. A autora, que se dedica à escrita que entretenha e eduque, compartilha um pouco de sua experiência nesta área.

Isa, que é mãe de dois filhos adultos, Valdeir (34) e Philip (33), vivenciou essa construção do incentivo à leitura na infância e adolescência deles e, atualmente, continua essa missão com muitas crianças por meio de sua editora – a Colli Books. Ela conta que é possível introduzir os pequenos no mundo da literatura, antes mesmo que eles saibam ler. Basta separar um tempo e apresentar este fabuloso universo.

A escritora dá dicas de como incentivar a meninada a despertar o prazer pela leitura. Saiba como:

1 – Crie um momento de leitura entre você e seu filho – Aquilo que se lê conecta o homem com a sua plenitude. Estabeleça um tempo para contar histórias ao seu filho. Pode ser no meio da tarde, ou a noite, antes de dormir. Esse momento, além de ajudar na aproximação com ele, fará com que desperte a imaginação e ainda tenha um soninho tranquilo. Com os mais crescidinhos, vale pedir que depois eles recontem as histórias, da forma que entenderam. Isso ainda ajuda a concatenar as ideias e a desenvolver interpretação.

2 – Incentive a leitura por prazer – Nada melhor do que fazer o que gostamos. O momento da leitura deve ser prazeroso. Escolha livros que sejam atrativos aos olhos e histórias de interesse do seu pequeno.

3 – Faça da leitura uma brincadeira – Criança ama brincar. Que tal, após a leitura, montar uma peça teatral com a história? Vale tudo. A cama vira um palco; os lençóis, roupas e cenário. Com a diversão, o interesse por descobertas se torna ainda maior.

4 – Faça passeios literários – inseri-los em cenários inspiradores também contribui para o incentivo e amor à leitura. Leve seus filhos a uma biblioteca em sua cidade. As livrarias também são ótimos passeios, pois costumam ter ambientes para crianças, o que tornará o passeio ainda mais divertido.

5 – Desperte os sentidos – escolha livros com imagens e dê ênfase na contação de história com diferentes tons e entonação de voz para cada personagem. Utilize também o toque para as ações das histórias. Desta forma, você prenderá a atenção de seu filho, ajudando-o a desenvolver suas capacidades visuais, auditivas e sinestésica. Com o tempo, você ainda aprende a perceber com qual sentido ele tem mais facilidade de aprender, o que enriquecerá seu filho para a vida.

6 – Respeite o tempo de cada um – crianças mais agitadas podem não conseguir ficar muito tempo na mesma atividade. Não insista! Faça pequenas leituras e deixe-as livres para outra atividade. Dessa forma, a leitura acontece naturalmente, sem obrigações.

7 – Use a tecnologia a seu favor – seu filho se interessa mais pelo computador do que por atividades de leitura? Não tem problemas. Os livros hoje vêm em formato digital, interativo e de fácil acesso. Intercale a leitura dos _ e-books_ com os livros impressos. Basta procurar sempre diferentes formas de conquistar a atenção das crianças, com paciência e amor.

“Espero com essa lista ajudar os pais. Eu sempre digo que não existe leitura ruim. Existem diferentes tipos de livros para cada leitor. Busque obras de interesse para seu filho e tenha momentos incríveis de conexão, conhecimento e aprendizado”, finaliza Isa Colli.

Todos os livros da autora podem ser encontrados facilmente no Brasil, na Europa, e no mundo todo nos principais sites de e-commerce no formato impresso e e-book. Seguem alguns exemplos de lojas: Amazon, Wook, Fnac, Americanas, Submarino, entre outros.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Atualizações Recentes

Lucas Bezerra constrói ponte entre sertão e litoral no EP “Transito”, com participação especial de Juliana Linhares

Disco é um lançamento do selo Cantores del Mundo Natural de Crato, no sertão do Ceará, e atualmente radicado no Rio de Janeiro, o cantor

II Bibliofest oferece oficinas culturais gratuitas

Evento da ABDF vai debater a Agenda 2030 da ONU/IFLA em bate-papos literários e oficinas para todas as idades.  Linguagens culturais diversificadas e inspiradas nos

6ª Feira da Goiaba impulsiona a economia e o turismo de Brazlândia

Evento gratuito acontece de 21 a 25 de abril em sistema drive-thru. Setur-DF orienta produtores sobre o Fungetur e abre portas para novas perspectivas de

Café com Lupi

Brizola Neto é o convidado do Café com Lupi deste sábado

Coordenador de Trabalho e Renda da Prefeitura de Niterói, o ex-deputado federal e ex-ministro do Trabalho Brizola Neto é um dos convidados do Café com

%d blogueiros gostam disto: