Trilha sonora da obra já está disponível nas principais plataformas digitais de música

O grupo Sereia Luzia da Estrela Molhada lança, em fevereiro, o espetáculo solo de dança Floreio, que apresenta ao público o mito da Sereia Luzia. O trabalho criado por Junia Cascaes e dirigido por José Regino bebe das águas da cultura popular brasileira para contar como Luzia, uma lavadeira da beira do rio, se transforma em sereia e passa a lavar os sentimentos das pessoas.

A exibição do espetáculo ocorre nos dias 19, 20 e 21 de fevereiro (sexta, sábado e domingo), sempre às 20h. O acesso à sala do Zoom, onde acontece o encontro, será disponibilizado, via preenchimento de um formulário de inscrição divulgado nas redes sociais.

Por meio do improviso em dança, da comunhão com público, do invisível materializado em personagens e suas magias, enfim, da roda, onde tudo acontece, Sereia Luzia convida à brincadeira: “o espetáculo assim como o álbum, propõe a lavação, o respiro dentro e fora, o giro de quem entrega suas lágrimas à eternidade, através da sereia e seu Floreio”, relata a dançarina.

A concepção de Floreio teve origem na oficina de dança e agbê ministrada pela artista desde 2011, a Sereiada. Com diversas edições em Brasília, percorreu algumas cidades do Brasil e da Europa.

O diretor, José Regino, conta um pouco sobre sua experiência na condução dos intensos e desafiadores processos criativos: “para mim foi um privilégio dirigir esse trabalho. Desde o início, quando a Junia me mostrou a proposta, eu fiquei muito empolgado com o desafio, porque era uma dramaturgia a ser construída não necessariamente dentro do teatro que é minha área de maior atuação. E toda a história dela naquele universo abstrato, fantástico, fantasioso, aquilo me desafiou muito. No início, aquele receio que eu fiquei foi suplantando muito rapidamente, porque eu estava lidando com uma artista de muita disciplina. E isso para um diretor é maravilhoso”.

Sua etapa de pré-estreia oferece ainda a oportunidade de uma vivência musical da obra, antes mesmo de sua apresentação na íntegra. Isso porque a trilha sonora completa já está disponível gratuitamente, nas principais plataformas digitais de música, com lançamento oficial na Rádio Cafuné.

Todas as faixas são de autoria de Junia Cascaes, que oferece um verdadeiro passeio por diversos ritmos, trazendo ao protagonismo o agbê, instrumento percussivo que a acompanha, bem como o ritmo samba pisado, sobre o qual a artista possui 16 anos de pesquisa e criação com seu grupo Seu Estrelo e o Fuá do Terreiro.

Floreio é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do DF, em parceria com o Instituto Rosa dos Ventos e com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa – SECEC

Serviço: Floreio – Espetáculo Teatral do grupo Sereia Luzia da Estrela Molhada.

Datas: 19, 20 e 21 de fevereiro de 2021.

Horário: 20h

Local: plataforma Zoom

Mais informações: @sereialuziadaestrelamolhada @rosadosventosinstituto