Estudantes de Publicidade produzem campanha institucional para a Unicef
Educação

Estudantes de Publicidade produzem campanha institucional para a Unicef

Diversas peças foram produzidas no âmbito do Projeto Integrador – programa que unifica teoria e prática dentro dos cursos do Centro universitário IESB – e poderão ser utilizadas pela organização em suas redes

Uma parceria em prol da infância saudável foi selada entre o Centro Universitário IESB e a Unicef. Ao longo do primeiro semestre de 2020, alunos do curso de Publicidade e Propaganda, por meio do Projeto Integrador, que leva a prática para dentro da sala de aula, desenvolveram peças publicitárias para divulgar as ações da organização. Hoje (22/6), iniciam-se as apresentações das bancas para a organização, que irá avaliar as peças e selecionar as melhores propostas para serem utilizadas oficialmente nas redes da instituição. A Unicef é mundialmente conhecida por prestar auxílio social para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

Em fevereiro foi dada a largada. Os professores do IESB se reuniram com os responsáveis pelo marketing da Unicef e decidiram quais as demandas da organização (falta um complemento). Após esta etapa, foi elaborado um briefing (documento com as demandas do cliente) para ser entregue aos alunos. De acordo com o especialista de comunicação digital da Unicef Brasil, Camilo Leon, o trabalho foi enriquecedor. “O layout das peças é criativo, está mais inovador e dentro do padrão que podemos utilizar”, disse, durante banca que avaliava trabalho produzido por alunos do 7º semestre que focaram os esforços em promover a parte institucional da empresa.

A ideia dos alunos foi aumentar o conhecimento do público sobre as ações da organização. Segundo avaliou Camilo, as pessoas sabem que a Unicef existe, mas não tem conhecimento do que faz a organização. “Achei fabulosa a questão das enquetes nos stories do Instagram e no Twitter. A gente já pensava em fazer isso e o trabalho dos alunos se encaixa perfeitamente”, analisou.

Além disso, peças de vídeo também foram amplamente elogiadas pelo especialista. Foi proposto um vídeo manifesto que traz uma linguagem mais emocional ao explicar o papel fundamental de uma infância saudável e do trabalho da Unicef em proporcionar isso para crianças vulneráveis. Para a aluna de Publicidade Ana Sofia Macassi, o vídeo “é uma mistura do nosso entendimento sobre o papel da Unicef e do que a gente queria mostrar para o público”.

Também foi proposto uma série de peças que contam a história do Felipe Caetano. Quando criança, ele trabalhava e, por conta das ações da Unicef, conseguiu se livrar das amarras do trabalho infantil e ter uma infância mais adequada. Estudou, e chegou até Nova York. Hoje é um ativista que ajuda crianças que passam pelas mesmas dificuldades que ele passou anteriormente.

Outra aluna que participou do trabalho apresentado na manhã desta segunda-feira foi a Brunna Oliveira. Segundo ele, a proposta também pretende engajar adolescentes e crianças, especificamente. “Por isso criamos iniciativa do Unicef Educa. A ideia consiste em um dia de evento dentro de escolas com palestras, rodas de conversa e um jogo em que a equipe poderá escolher o destino do protagonista e isso gerará um resultado. O objetivo é educar de forma lúdica sobre a necessidade de uma infância saudável e o direito deles”, afirmou.

De acordo com o coordenador do curso de Publicidade do Centro Universitário IESB, Nicollas Caballero, o cliente de 2020 (não entendi) foi uma oportunidade para os alunos produzirem peças com um contexto mais social. “É uma instituição de renome mundial, conhecida pelos seus programas sociais, principalmente, com as crianças carentes. Acredito que a gente contribuiu com campanhas, planejamentos e assim por diante”, afirma.

Projeto Integrador

Para manter a máxima do IESB de alinhar a teoria com a prática, a instituição promove o Projeto Integrador (PI). O programa consiste em uma atividade prática que ocorre ao longo do semestre. A ideia é propor aos alunos uma experiência com um cliente real, com uma demanda que deve ser cumprida pelos alunos com uma data limite para a apresentação do produto. Além do curso de Publicidade, o PI também consta nos cursos de Engenharia, Ciência da Computação, Gestão, Administração, Fotografia, entre outros.