EUA doam equipamentos de comunicação emergencial para prevenção e combate a incêndios florestais no MS

combate a incêndios florestais no MS

combate a incêndios florestais no MS

Os equipamentos, no valor de R$ 120 mil, incluem repetidoras de sinais, antenas verticais e direcionais e irão beneficiar o IBAMA, Corpo de Bombeiros, Defesa Civil e PrevFogo.

Em apoio ao compromisso dos EUA com o combate às mudanças climáticas e como parte do aperfeiçoamento do Plano de Gestão Integral do Fogo no Pantanal, a Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID) fez, na quinta-feira (23), uma doação de equipamentos de comunicação emergencial para prevenção e combate a incêndios ao governo de Mato Grosso do Sul. Os equipamentos, no valor de R$120 mil, incluem 10 rádios de comunicação, 10 repetidoras de sinais, 10 antenas verticais e 10 direcionais e beneficiarão os órgãos envolvidos no combate a incêndios florestais no Estado, como IBAMA/Petrofogo, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil. As repetidoras de sinal têm como objetivo auxiliar na comunicação emergencial via rádio em casos de incêndios florestais e outros desastres. Quando estiverem todas instaladas, elas poderão garantir o sinal em um raio de até 500 km, o que facilitará a comunicação entre os diferentes órgãos e brigadistas em campo.

A primeira será instalada no Parque Estadual das Nascentes do Taquari, uma área de transição entre o Cerrado e o Pantanal que faz parte de um complexo de 15 áreas de conservação, e que teve mais de 30% dos 30,6 mil hectares do Parque queimados por incêndios em 2020.

O evento de doação dos equipamentos contou com a participação do governador do Mato Grosso do Sul, Reinaldo Azambuja, adida de imprensa do Consulado Geral dos EUA em São Paulo, Natalia Molano, secretário do Meio Ambiente, Jaime Veruck, do secretário de Justiça, secretário Carlinho, do presidente da ONG Força Tarefa Brasileira, Galeno Rocha, e do tenente-coronel, Fábio Catareneli, coordenador estadual de defesa civil.

De acordo com a adida de imprensa, Natalia Molano, o Brasil e os EUA possuem uma parceria firme no combate a incêndios florestais. “Nos EUA também sofremos com incêndios florestais. É uma troca. Nós aprendemos muito com vocês e o nosso objetivo, com essa entrega, é dar mais segurança aos brigadistas e facilitar o combate a incêndios e outras emergências”, explicou.

“Durante o desenvolvimento da Assistência Técnica, observou-se a deficiência de comunicações para as equipes de resposta das múltiplas agências envolvidas. Em razão disto, USAID/BHA aceitou o pedido de doação de equipamentos de comunicação solicitada através da ONG Força Tarefa Brasileira,” explicou Vicence Lapolli, especialista em gerenciamento de riscos do Programa Regional de Assistência para Desastres da USAID/BHA.

O projeto coordenado pelo Escritório de Assistência Humanitária da USAID (USAID/BHA) foi iniciado no ano passado e, além da doação de equipamentos, prevê assistência técnica e capacitação. No dia 24 de setembro se encerra um curso de quatro dias de Bases Administrativas para Gestão de Riscos (BAGER) para integrantes do Comitê do Fogo de MS de vários órgãos.

Vinkmag ad

Redação

Read Previous

Delícias interativas no Dia da Criança da Kawaii Pan

Leia a seguir

Na telona

outubro 16, 2021