EUA homenageiam a brasileira Pureza Lopes Loyola pela luta contra o tráfico de pessoas
Internacional

EUA homenageiam a brasileira Pureza Lopes Loyola pela luta contra o tráfico de pessoas

Ela foi uma das oito homenageadas pelo secretário de Estado dos Estados Unidos 

A brasileira Pureza Lopes Loyola foi uma das oito pessoas homenageadas pelo secretário de Estado dos Estados Unidos, Antony Blinken, nessa quinta-feira (15), com o Prêmio aos Heróis no Combate ao Tráfico de Pessoas 2023. A sra. Pureza é reconhecida por seus esforços pessoais no combate a trabalhos em condições análogas à escravidão no Brasil. Sua luta ganhou exposição nacional e impulsionou à criação do Grupo Especial de Fiscalização Móvel, em 1995, que reuniu fiscais do trabalho, policiais federais e procuradores do trabalho para cumprir e respeitar as leis trabalhistas no Brasil. Entre 1995 e 2022, o Grupo resgatou mais de 60 mil trabalhadores nessas condições. 

 Pureza Lopes Loyola nasceu em Presidente Juscelino, município a 85 km de São Luís, e se mudou para Bacabal, a 240 km da capital, onde o marido tinha parentes. Com o fim do casamento, sua sobrevivência passou a depender da fábrica de tijolos onde trabalhava com seus cinco filhos.  

 A história da sra. Pureza se tornou conhecida graças ao filme “Pureza” (dirigido pelo cineasta Renato Barbieri), que conta como deixou sua casa para embarcar em uma busca de três anos por seu filho, que foi mantido em cativeiro em uma fazenda na década de 1990. A busca a levou a minas de ouro, unidades de produção de carvão vegetal e fazendas, onde descobriu um sistema generalizado de trabalhadores forçados a cortar grandes extensões da floresta para convertê-la em pastagem. Ela descobriu o funcionamento interno desse regime de trabalho, no qual documentos de identidade eram confiscados, dívidas eram contraídas e crueldade era praticada. Ela testemunhou e ouviu relatos dramáticos de trabalhadores que temiam ser mortos se tentassem se rebelar ou fugir. 

 Desde 2004, o Departamento de Estado dos EUA reconhece heróis de todo o mundo que dedicam suas vidas à luta contra o tráfico de pessoas. O Relatório TIP é a principal ferramenta diplomática e de diagnóstico do governo norte-americano para orientar as relações com governos estrangeiros sobre o tráfico de pessoas. É também o recurso mais abrangente do mundo com relação aos esforços governamentais de combate ao tráfico de pessoas e reflete o compromisso dos EUA com a liderança global na questão de direitos humanos, aplicação da lei e segurança nacional.