Falta de exercícios físicos pode levar 500 milhões de pessoas a desenvolver doenças cardiovasculares
Esporte

Falta de exercícios físicos pode levar 500 milhões de pessoas a desenvolver doenças cardiovasculares

Relatório global aponta que 11 minutos diários de atividade física já impactam positivamente na expectativa de vida. Ciente dos benefícios, construtora em Goiânia oferece aulas de ginástica laboral para seus colaboradores

Exercícios físicos ajudam a viver mais e melhor. É o que conclui o primeiro relatório global feito pela Organização Mundial de Saúde (OMS) sobre a prática de atividades físicas no mundo. Divulgado em outubro do ano passado e realizado por meio de uma parceria entre a OMS e o departamento de nutrição da Harvard School of Public Health, nos Estados Unidos, o estudo traz um dado alarmante: até 2030, cerca de 500 milhões de pessoas no mundo poderão desenvolver problemas cardiovasculares e diabetes devido à falta da prática de exercícios físicos.

Ainda de acordo com o relatório global, mudar essa realidade não é tão difícil assim, já que com apenas 11 minutos de exercício intenso por dia já são o suficiente para impactar positivamente na expectativa de vida das pessoas. Ciente dos benefícios da atividade física para a saúde e para prevenir possíveis lesões, em Goiânia a Consciente Construtora e Incorporadora, desde o último mês de janeiro, leva aos seus colaboradores administrativos aulas de ginástica laboral.

A ação ocorre graças a uma parceria entre a empresa e o Serviço Social da Indústria (Sesi) em Goiás, que disponibiliza o trabalho de educadores físicos para orientar sobre a prática correta dos exercícios. As aulas são ministradas sempre às segundas e quartas-feiras, no início do expediente, às 8h15, na central de decorados da empresa, na Avenida T-2, nº 229, no setor Bueno, em Goiânia.

Jhoeny Kássia Ribeiro é uma das colaboradoras mais assíduas nas aulas de ginástica laboral. Ela, que é assistente de orçamentos, decidiu participar da atividade física oferecida no seu local de trabalho com objetivo de colher bons resultados a curto e longo prazo.

“É um momento que tiramos para cuidar do nosso corpo. Além disso, eu sei que quem pratica exercícios colherá bons resultados com o tempo, tanto no aspecto físico quanto no metal”. A colaboradora da Consciente acrescenta que já vem sentido esses bons resultados. “Estou mais disposta e durante as aulas temos uma interação muito bacana, que traz mais energia e isso reflete nas nossas atividades no local de trabalho”.

Para a estagiária de educação física e uma das responsáveis por ministrar as aulas, Thaíssa de França, mesmo durando poucos minutos, as aulas de ginástica laboral ocorrem sempre com muito foco e o objetivo de combater o sedentarismo.

“Realizamos aulas rápidas de 10 à 15 minutos, duas vezes por semana e com exercícios voltados para as áreas mais afetadas por essas atividades típicas da rotina de um escritório, como as lombares, membros superiores, tronco e toda coluna cervical”, explica.

Thaíssa detalha que, durante as aulas, ensina para os colaboradores as técnicas de respiração, alongamentos e correção de postura. “Todos esses exercícios ajudam na prevenção de doenças ocupacionais, no surgimento de dores e lesões”.

De acordo com o coordenador de responsabilidade socioambiental da Consciente, Felipe Inácio Alvarenga, a iniciativa das aulas de ginástica laboral surgiu com a preocupação de levar mais qualidade de vida para o local de trabalho.

“Estamos sempre buscando oferecer um ambiente com o máximo de bem-estar possível, visto que são em média 44 horas semanais de trabalho. Portanto, dentro de uma visão da ergonomia, faz-se necessária esses intervalos e alongamentos”.

Academia para colaboradores

Além das aulas de ginástica laboral, a Consciente também disponibiliza para os colaboradores, uma academia de ginástica gratuitamente. O serviço está instalado no canteiro de obras do World Trade Center (WTC), em Goiânia.

O espaço fica disponível para os trabalhadores da obra, de segunda a quinta-feira, das 17h às 19 horas, e dispõe de 41 equipamentos, como esteiras, leg press, cadeiras extensoras, polias, extensores e halteres.

Com o projeto Academia na Obra, a empresa já foi premiada durante o 11º Prêmio Top Imobiliário pelo Sindicato das Imobiliárias e Condomínios do Estado de Goiás (Secovi Goiás), em 2016.

Aulas de ginástica laboral com colaboradores de construtora

Data: Toda segunda-feira e quarta-feira

Horário: 08h30

Local: Central de Decorados – Consciente Construtora – Av. T-2, 229 – St. Bueno, Goiânia – GO