Praticando a sustentabilidade: incorporadora reduz o consumo de energia elétrica em quase 65%
construção

Praticando a sustentabilidade: incorporadora reduz o consumo de energia elétrica em quase 65%

Medidas sustentáveis adotadas pela GPL Incorporadora também proporcionaram reduções na geração de resíduos e ao consumo de água

Com o objetivo de apresentar melhorias contínuas na divulgação de informações relacionadas às suas práticas de sustentabilidade, aspectos sobre governança, desenvolvimento de ações e impactos nas áreas ambientais e sociais, a GPL Incorporadora divulgou o Relatório Anual de Sustentabilidade, relativo ao ano de 2021.

No documento, confeccionado internamente, contemplando um levantamento realizado exclusivamente com dados e ações implantadas dentro da empresa e seus ambientes de trabalho, desenvolvido de acordo com a metodologia da Global Reporting Initiative (GRI), a GPL aponta informações que tiveram como base normas ambientais, de segurança e certificações de qualidade.

Um dos dados que chama atenção é a redução de cerca de 44,92% no volume total de resíduos. Em 2021 foram gerados 6.168,91 metros cúbicos (m³), enquanto em 2020 o montante foi de 11.200 m³. Vale ressaltar que todo o descarte é feito por empresas especializadas, licenciadas por órgãos ambientais. Outras duas reduções significativas que a gestão das obras conseguiu alcançar foi em relação ao consumo de água e energia. Em relação à água, a economia foi de quase 40%. Já quanto à energia elétrica, a diminuição ficou na casa dos 64%.

No relatório anual, a GPL evidencia suas ações com foco na prevenção e bem-estar dos colaboradores. Nos canteiros de obras e na sede da empresa são incentivadas iniciativas para a criação de práticas e hábitos saudáveis, bem como ginástica laboral, campanhas de vacinação e, especificamente, em 2021, a incorporadora foi destaque nos noticiários locais que mostraram a importância dos cuidados com os funcionários durante a pandemia de Covid-19.