História em quadrinhos retrata cientistas negros do Brasil e EUA

Revista será lançada no dia 25/2, com participação de astrofísica brasileira premiada nos EUA 

Inspirado no filme “Estrelas Além do Tempo”, que conta a história de cientistas negras que trabalharam na NASA, o pesquisador da Universidade de São Paulo (USP) Carlos Antônio Teixeira lança na próxima quinta-feira, 25/2, a revista em quadrinhos “Entrevistas Além do Tempo”, que retrata a biografia de cientistas negros brasileiros e norte-americanos.  A iniciativa tem apoio da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil e faz parte das celebrações do Mês da História Negra nos Estados Unidos.  

 A revista tem por objetivo promover o interesse de alunos em carreiras ligadas à ciência, assim como a conscientização sobre a contribuição de cientistas negros para o avanço da ciência.  Ela estará disponível gratuitamente em formato digital e 10.000 cópias impressas serão distribuídas em escolas públicas de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul.  “Infelizmente, ainda há poucos cientistas negros no​ Brasil, e seus trabalhos são pouco conhecidos. Espero que essa revista ajude a mudar essa realidade e incentive a nova geração de cientistas”, disse o pesquisador e roteirista da revista, Carlos Antônio Teixeira.  

 Entre os cientistas negros retratados estão o cientista agrícola George Washington Carver, que nasceu escravo e se tornou um dos mais renomados inventores de sua época; Mae Jemison, primeira mulher negra astronauta;  o astrofísico Neil de Grasse Tysson, diretor do Planetário Hayden (NY); Mary Daly, primeira mulher negra a obter um doutorado em química, pioneira nos estudos dos efeitos do colesterol e açúcar; o astrônomo e inventor Benjamin Banneker; o neurocirurgião Ben Carson, que ganhou fama por separar gêmeos siameses unidos pela cabeça em uma cirurgia considerada impossível; e o físico Arthur Walker II, que desenvolveu telescópios ultravioletas para fotografar a coroa solar.    

Representando os astrofísicos brasileiros estão: a premiada Dra. Marcelle Soares-Santos (Universidade de Michigan); Rita de Cássia dos Anjos (UFPR), vencedora do Prêmio L’Oréal-Unesco-ABC para Mulheres na Ciência; Eliade Ferreira Lima (Unipampa), coordenadora do Projeto Energéticas, do grupo Cientistas do Pampa;  a astrônoma Denise Gonçalves, professora do Observatório do Valongo (UFRJ); e Alan Alves Brito, professor de Física da UFRGS e diretor substituto do Observatório Astronômico. 

Para marcar o lançamento da HQ, os organizadores promovem na próxima quinta-feira, 25 de fevereiro, às 15h00, uma live com a Dra. Marcelle. Em 2019, ela recebeu o “Sloan Research Fellowship”, um dos principais prêmios para pesquisadores em início de carreira no Canadá e nos Estados Unidos. 

O projeto foi selecionado pela Embaixada e Consulados dos Estados Unidos do Brasil dentro do Edital Anual de Projetos, que financia programas que fortaleçam as relações entre Brasil e Estados Unidos, destaquem valores compartilhados entre os dois países e promovam a cooperação bilateral.   

 “Temos orgulho de apoiar um projeto que mostra para jovens brasileiros negros que eles podem seguir um futuro nas áreas de pesquisa e ciência.  Uma produção científica diversificada tende a beneficiar toda a sociedade”, disse o Adido de Imprensa, Educação e Cultura dos Estados Unidos em São Paulo, Steve Stark.

Serviço:

 Evento: Live com a astrofísica brasileira Dra. Marcelle Soares-Santos para lançamento da revista em quadrinhos “Entrevistas Além do Tempo” 

Data: 25/2/2021, quinta-feira
Horário: 15h00 

Transmissão: pela página no Facebook do Consulado dos EUA em São Paulo – https://www.facebook.com/ConsuladoEUASP 

Vinkmag ad

Redação

Read Previous

espetáculo A Sós da Pele Cia de Dança e Circo

Leia a seguir

Projeto Revitaliza Rio conclui restauração do Portão do Parque Guinle

setembro 25, 2021