Bsb Flash

Historiadora Lucília Neves Delgado cobra do governo federal pesquisa sobre vítimas da Covid-19

Historiadora Lucília Neves cobra do governo federal pesquisa sobre o Covid-19.

Doutora em Ciências Humanas pela USP, Mestre em Ciência Política pela UFM e historiadora ( Universidade de Juiz de Fora, MG), Lucília de Almeida Neves Delgado cobra do governo Bolsonaro uma pesquisa para identificar quem são os quase 400 mil mortos por Covid-19, no país, desde o início da pandemia, em março de 2020.

Sobrinha de Tancredo Neves, Lucília Neves Delgado é autora dos livros Comando Geral dos Trabalhadores no Brasil ( 1961- 1964), Tancredo Neves , PTB, do Getulismo ao Reformismo, entre outros .

“É claro que a maioria dos que morreram de Covid – 19 é de vítimas que integram a população mais pobre do Brasil. Com o corte de verbas para as pesquisas relacionadas ao censo demográfico, entre outras, o governo Bolsonaro deve aos brasileiros informações detalhadas sobre os que morreram. O vírus atingiu todas as classes sociais. Mas, os cidadãos pobres foram os mais atingidos pela morte. A desigualdade social cresceu muito no Governo Bolsonaro . Devido ao descaso com as classes sociais desfavorecidas. E, também, à ignorância e à falta de políticas públicas para deter o vírus “- afirmou a historiadora.

Cética em relação ao atual momento brasileiro, a historiadora diz que a produção de pesquisas entre os historiadores e cientistas políticos diminuiu muito, desde o início do governo Bolsonaro.

“É uma fase de imenso retrocesso social e econômico. Apesar da democracia eleitoral, não existe a democracia social e econômica. A melhor fase democracia brasileira foi na época da Assembleia Nacional Constituinte. Mas, agora, está difícil. Estamos todos céticos. Os cientistas políticos e historiadores esperam pelo momento após outubro de 2022. Depois das eleições de 2022, os intelectuais e acadêmicos voltarão a produzir teses e livros de História e de Ciências Sociais e Humanas”- comentou a sobrinha de Tancredo Neves .

Sem incentivo para produzir obras em Ciências Sociais e Humanas, por causa da pandemia e do atual momento político Lucília Neves Delgado concluiu seu quinto livro de poesias, Sombras e Luzes, que pretende lançar ” quando a maioria da população tiver recebido as duas doses da vacina “.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn
%d blogueiros gostam disto: