Inauguração da Cátedra Camões José Saramago na UFPR
Internacional

Inauguração da Cátedra Camões José Saramago na UFPR

Inauguração da Cátedra Camões José Saramago na UFPR

No ano em que se assinala o Centenário do Nascimento de José Saramago, o Camões – Instituto da Cooperação e da Língua (Camões I.P.) e a Universidade Federal do Paraná inauguram, no próximo dia 6 de maio, a Cátedra Saramago naquela universidade, em sessão que contará, para além do Magnífico Reitor, Professor Ricardo Marcelo Fonseca, e de outras autoridades académicas da UFPR, com a presença do Presidente da Assembleia da República de Portugal, Augusto Santos Silva, do Embaixador de Portugal, Luís Faro Ramos, e do Coordenador para as comemorações, o Professor Carlos Reis.

A Cátedra Saramago na Universidade Federal do Paraná, a 8.ª cátedra que o Camões I.P. cria no Brasil, em parceria com importantes instituições de ensino superior locais, foi formalmente criada em final de 2021, coincidindo o seu início de atividade, que agora se efetua, com o arranque de um ano cheio de comemorações entre Portugal e Brasil, onde se destaca a participação de Portugal como país convidado da Bienal do Livro de São Paulo.

Coordenada por Patrícia da Silva Cardoso, professora do Departamento de Linguística, Letras Clássicas e Vernáculas do Setor de Ciências Humanas da UFPR, a cátedra permitirá o estabelecimento de condições para o desenvolvimento da investigação na área de Estudos portugueses, nomeadamente da história, estrutura, promoção e difusão da Literatura Portuguesa e de expressão portuguesa, bem como das Culturas do Espaço Lusófono.

A cátedra tem como patrono José Saramago, juntando-se, assim, a outras sete cátedras Camões que, na Europa e na América Latina (Espanha, Itália, Bulgária, México e Perú), têm igualmente o Prémio Nobel português como patrono e referência para os trabalhos a desenvolver, reforçando, deste modo, a possibilidade de criação de redes de colaboração e cooperação que, tanto o Camões I.P. quanto as universidades, estimulam.

Referindo-se à criação desta cátedra, o Presidente do Camões I.P. Embaixador João Ribeiro de Almeida, salientou tratar-se da 61ª cátedra Camões no mundo, denotando a aposta continuada que o país faz na consolidação de uma ampla rede de estruturas que prestam um enorme contributo à promoção da língua portuguesa como língua de ciência e de conhecimento, mas também à divulgação da cultura portuguesa e às culturas em língua portuguesa nos grandes centros académicos de 4 continentes.

A assinalar o arranque das atividades da cátedra, será ministrada pelo Professor Carlos Reis uma aula inaugural aberta a toda a comunidade universitária e convidados, que terá uma alocução inicial do Presidente da Assembleia da República Portuguesa.