Irmãos Saúde festejam 20 anos de estrada em outubro

Irmãos Saúde festejam 20 anos de estrada em outubro

Irmãos Saúde festejam 20 anos de estrada em outubro

A trupe, criadora do Circo Teatro Artetude, comemora a data com a Caravana Artetude 20 Anos, uma série de cortejos, apresentações online para escolas e lançamento de vídeos sobre a história do grupo

Estreia sábado, 02 de outubro, com cortejo no Riacho Fundo

Ankomárcio Saúde e Ruiberdan Saúde são dois amigos, irmãos e palhaços que há anos viajam pelo país a bordo de um ônibus equipado com som, luz e uma pequena tela de cinema. Juntos, fundaram o Circo Teatro Artetude que completa vinte anos de arte circense levada com alegria e muita reflexão para diversas cidades do país. O caminho sempre prioriza periferias, cidades do interior e zonas rurais, tendo como norte a necessidade dos Irmãos Saúde de contribuir para descentralizar e democratizar a arte.

E para festejar essas duas décadas de estrada e muita história, travestidos nos seus palhaços Chaubrabrau e Raquaquá, promovem a Caravana Artetude 20 anos, com cortejos circo-cênicos musicais que percorrem as cidades do Núcleo Bandeirantes, Riacho Fundo, Candangolândia e Vargem Bonita à bordo da sua “lindinha”, o ônibus circo que roda esse país. Para o festejo, a dupla transformou o veículo num pequeno trio elétrico, adaptado para percorrer as ruas com segurança, e poder assim continuar chegando aos lugares mais distantes, provocando risos e reflexões, construindo pontes de cultura, crítica e solidariedade.

Com o patrocínio do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC/DF) e Secretaria de Cultura e Economia Criativa, os Irmãos Saúde dão pontapé inicial à caravana comemorativa, no sábado, dia 02 de outubro, na cidade do Riacho Fundo, com cortejo que tem saída da Administração regional às 9h e percorre os principais pontos da região (vide roteiro na programação).   A caravana segue domingo (3) para Vargem Bonita, Candangolândia (9), Núcleo Bandeirante (10) e faz sua despedida no Dia das Crianças (12) na Metropolitana e Vila Cahuy, região onde os Irmãos Saúde foram criados.

“A proposta é poder brindar esses 20 anos com a população do DF e que são as raízes do nosso trabalho, seguindo o caminho da descentralização e democratização do acesso da população longe dos grandes centros à cultura”, comenta Ankomarcio Saúde. “O formato adaptado, semelhante ao dos cortejos tradicionais de circo, garante a segurança da população nesse momento de retomada cultural ainda dentro dos protocolos necessários por conta da pandemia”, comenta.

“Mais do que comemorar e levar a arte para essas comunidades, queremos contribuir para que as pessoas, em especial os jovens que são impactados com os espetáculos, possam se transformar em seres humanos melhores. Lembrar que existem vários caminhos. Promover a autonomia e senso crítico para que possam avaliar soluções e propostas a comunidade onde vivemos”, ressalta Ankomárcio Saúde.  “Discutimos como nossas escolhas influenciam diretamente em nossa vida. Não pretendemos mostrar as respostas prontas, mas construí-las coletivamente”, complementa Ruiberdan Saúde.

Irmãos Saúde festejam 20 anos de estrada em outubro
Irmãos Saúde festejam 20 anos de estrada em outubro

 Sobre o Grupo

 O Circo Teatro Artetude é uma trupe que estuda e desenvolve tecnologia para espetáculos de rua. O grupo, com vinte anos de existência, é um dos poucos a ter percorrido todos os estados do Brasil e participado de projetos de relevância social, como o Palhacificação, em vinte favelas do Rio de Janeiro, com um intuito de promover a pacificação das comunidades por meio da arte e cultura.

Em seu ônibus equipado com som, luz, cinema e picadeiro, que ora é camarim, ora é picadeiro, a trupe viaja por todo o Brasil. A bordo desse circo sobre rodas, já participaram dos principais festivais de palhaço e circo do país, como SESC Fest Clown (Brasília), Anjos do Picadeiro (Rio de Janeiro), Fiac (Bahia), Mostra SESC Cariri de Cultura (Ceará), Mostra Zezito de Circo (Brasília), Festival de Circo do Brasil (Recife), Tangolomango (RJ e PE), Festival Mundial de Circo (Belo Horizonte) entre outros.

O Circo Teatro Artetude acredita no circo como instrumento para a construção de um pensamento novo, baseado em sentimentos como respeito, disciplina, confiança e perseverança. Sentimentos muito importantes para a formação de um cidadão capaz de contribuir para a formação de um mundo novo e sustentável.

Programação

Caravana Artetude 20 Anos

Cortejos Circo-cênicos Musicais

Dia 02 – SÁBADO

Riacho Fundo

Manhã: Avenida Central e Posto de Saúde

Tarde: Sucupira e kannegae com finalização no Vale da Benção

Dia 03 – DOMINGO

 SMPW

Manhã: Comunidade Coqueiro 1 e 2, CAUB 2.

Tarde: Quadra 14 SMPW e Vargem Bonita.

Dia 09 – Sábado

CANDANGOLÂNDIA

Manhã: Rua das Chácaras, Avenida Principal, comércio e Posto de Saúde

Tarde: Vila do Sossego e Praça dos Estados

Dia 10 – Domingo

NÚCLEO BANDEIRANTE

Manhã: Vila Divinéia, Avenida Contorno, Setor de Oficinas, com finalização na Praça Padre Roque

Tarde: 2⁰ Av, 3⁰ Av, com finalização na Praça Padre Roque

Dia 12 – Dia das Crianças

NÚCLEO BANDEIRANTE

Manhã: – Parque Metropolitana, rua principal com finalização na Igrejinha

Tarde: Vila Cauhy, Rua Sr. Adelino, Rua da Glória, finalização Campo Sr. Adelino

Acompanhe Circo Teatro Artetude nas redes

@circoartetude

Facebook/circoartetude

Youtube/circoartetude

Vinkmag ad

Redação

Read Previous

Moda praia para a mulher real

Leia a seguir

Unyleya promove Semana Acadêmica de Gestão e Tecnologia da Informação

outubro 27, 2021