Jovens de Brasília participam de torneios de Matemática
Educação

Jovens de Brasília participam de torneios de Matemática

Estimular o estudo das ciências e identificar jovens talentos são os principais objetivos das olimpíadas de conhecimento.

Em maio, os alunos do Ensino Fundamental – Anos Finais e do Ensino Médio do Colégio Sigma irão participar da 15ª edição da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas e Privadas (OBMEP) e da 3ª edição da Olimpíada de Matemática do Distrito Federal (OMDF). Segundo o professor Marcio Campolino, neste ano, aproximadamente 500 alunos vão concorrer nas primeiras fases dessas competições, que ocorrem nos dia 21 e 31 de maio, respectivamente.

“As olimpíadas de conhecimento têm ganhado cada vez mais espaço na escola. Já virou algo cultural. Os alunos estão mais engajados e o Sigma tem investido nesses jovens”, comenta.

Há quatro anos o Sigma promove o Programa Olímpico de Treinamento em Matemática (POT),  voltado para auxiliar os alunos que têm interesse em participar de competições. O curso é presencial e trabalha conteúdos cobrados  nos torneios. Para participar do programa, os  interessados passaram por uma seleção interna. Foram classificados os 125 alunos com melhor desempenho. “O programa é uma forma de desenvolver um trabalho de excelência com os estudantes, ajudando a elevar o potencial deles nas competições e no dia a dia escolar”, finaliza.

Os alunos são divididos em três níveis, de acordo com o grau de escolaridade: N1 com jovens do 6º e 7º anos do Ensino Fundamental – Anos Finais; N2 com alunos do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental – Anos Finais; e N3 com estudantes  de todas as séries do Ensino Médio.