“Kalo – Filhos do Vento” traz a magia da cultura cigana ao projeto “Teatro de Sombras em Planaltina” neste sábado (18).

Teatro de Sombras em Planaltina

“Kalo – Filhos do Vento” traz a magia da cultura cigana ao projeto “Teatro de Sombras em Planaltina” neste sábado (18).

O espetáculo da Cia os Buriti em parceria com a Cia Lumiato tem coreografias, música e o teatro de sombras como elemento importante na encenação.

Neste sábado (18), a companhia teatral brasiliense Os Buriti apresenta ”Kalo – Filhos do Vento” às 20h no canal do Youtube da Cia Lumiato. A apresentação que une teatro, música e dança faz parte da programação do projeto de ocupação “Teatro de Sombras em Planaltina” da Cia Lumiato de Formas Animadas, que seria presencial, mas com a necessidade de manter o isolamento social e o consequente fechamento dos espaços culturais, foi adaptado para o ambiente virtual e conta com intérprete de Libras.

A peça, que será a segunda apresentação no projeto, conta a história da cigana Suki, uma contadora de histórias, que herdou de sua avó uma bolsa que contém todas as histórias ciganas. Preocupada em manter a memória de seu povo e intuindo que o seu fim está próximo, parte da Eslováquia em direção à França para entregar a bolsa de histórias à Santa Sara, protetora do povo cigano, Suki e sua sorte, Baxt, viajam juntos transitando entre dois mundos: o real e o imaginário, o que é visto e o que não pode ser visto. O texto de Kalo foi oferecido à Cia Os Buriti por seu autor, o francês Maurice Durozier, um dos mais antigos e principais atores do Theatre Du Soleil.

O espetáculo tem coreografias, música, e em parceria com a Cia Lumiato, também inclui o teatro de sombras como elemento importante na encenação. Para Soledad Garcia, direção e sombrista na Cia Lumiato, a coletividade é um elemento fundamental no teatro de sombras. Os processos criativos são sempre regados à aprendizagem mútua com os parceiros artísticos, diretor e músicos. “Por inúmeras vezes ainda somos convocados, por outras companhias para fazer parte de suas montagens. Como é o caso do espetáculo Kalo – Filhos do Vento, onde acompanhamos a Cia Os Buriti a adentrar no universo do teatro de sombras e compartilhamos nossos conhecimentos e questionamentos”, afirma.

De acordo com o Thiago Bresani, a proposta do projeto “Teatro de Sombras em Planaltina”, que ocupou no mês de julho o Complexo Cultural de Planaltina, é possibilitar o público experimentar um teatro que aproxima a performance dos atores e as possibilidades estéticas, cênicas e musicais da linguagem de teatro de sombras. Com isso, “a versão on-line oferece uma programação para o público em geral totalmente online e gratuita com intérprete de libras, e também com exclusividade para as escolas públicas de Planaltina, do Distrito Federal, que segue com agendamento aberto até o dia 22 de setembro”, completa.

Ao final da apresentação acontecerá um momento de intercâmbio ao vivo com os integrantes das Companhias Lumiato e Os Buriti através do Youtube. A programação do projeto ainda conta com a transmissão do espetáculo “2 Mundos” da Cia Lumiato, que acontecerá dia 25 de setembro, e com a Oficina virtual “Práticas Possíveis – Criação em teatro de sombras contemporâneo”, com Soledad Garcia e Thiago Bresani, diretores e sombristas da Cia Lumiato. Para mais informações sobre os agendamentos e programação acesse: linktr.ee/cialumiato

SERVIÇO
O quê: Teatro de Sombras em Planaltina
Quando: De 10 a 25 de setembro
Horário: Consulte a programação
Onde: No canal da Cia Lumiato no Youtube
Quanto: Gratuito

Realização: Cia Lumiato
Patrocínio: FAC e SECEC – Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa
Parceria: Cia Os Buriti e Complexo Cultural Planaltina

  • Teatro de Sombras em Planaltina
  • Teatro de Sombras em Planaltina
  • Teatro de Sombras em Planaltina
  • Teatro de Sombras em Planaltina

Vinkmag ad

Isabel Almeida

A jornalista Isabel Almeida, trabalha atualmente na Embrapa, é editora do site bsbflash, youtuber do canal Flash Brasília e colunista do jornal Alô Brasília. Natural de Brasília, já trabalhou em diversos órgãos do DF, como na Secretaria de Educação; na Administração Regional do Gama; na Secretaria de Saúde, na Câmara Distrital, e também em GO, na prefeitura de Valparaíso, na gestão de José Valdécio. Atuou também no Conselho Federal de Engenharia e Agronomia- Confea, foi editora da revista Fala Prefeito; e colunista da revista AC/DF e colunista do site AIB News do Rio de Janeiro. Desde 2010 é vice-presidente da Câmara de Comércio Brasil e Portugal, e em 2016, foi nomeada presidente do Conselho comunitário do Octogonal e Sudoeste.

Read Previous

“EA Investiment” Moedas Fortes estratégia e sistemas automatizados garantem segurança no mercado de câmbio

Leia a seguir

Bebê com atrofia muscular espinhal (AME), ganha na justiça direito de remédio de 12 milhões de reais

outubro 27, 2021