Bsb Flash

Luxo Natural: Pedras garantem mais elegância nos ambientes

Luxo Natural: Pedras garantem mais elegância nos ambientes

Profissional dá dicas de como usar o material em diferentes espaços e explica os tipos disponíveis no mercado

Está de volta a tendência das pedras naturais! Material que ganhou destaque na década de 40, volta com tudo em 2020/2021. Com sofisticação e elegância, as pedras dão um ar mais moderno com toque da natureza, combinando com diferentes ambientes.

“Elas podem ser utilizadas em qualquer ambiente da casa. Em um de nossos projetos recentes, por exemplo, utilizamos a Pedra Moledo na suíte máster, revestindo parte do dormitório e parte do banheiro, vinda de Minas Gerais. Utilizamos também o Seixo Rolado no banheiro social, vindo da Indonésia e a Pedra Portuguesa no piso da varanda, vinda do Rio de Janeiro”, contou a engenheira Ana Alves, do Nosso Estúdio.

Luxo Natural: Pedras garantem mais elegância nos ambientes
Pedra Moledo – Imagem real de projeto realizado pelo Nosso Estúdio

A Pedra Moledo é um revestimento feito do granitoide (rochas com aparência de granitos naturais). A aparência é rústica e porosa imitando uma parede natural de rocha e garante assim um efeito único na sua colocação. Esse modelo é muito utilizado no revestimento de muros, fachadas e montagem de cascatas.

Os Seixos são conhecidos também como pedrinha de rio, justamente pelo local em que costumam ser encontrados. Como estão sempre em locais molhados, possuem superfície lisa e formato arredondado devido a ação da água na rocha. Essas pedras são fragmentos de minerais ou rochas, geralmente quartzo.

Luxo Natural: Pedras garantem mais elegância nos ambientes
Pedra Moledo – Projeto Nosso Estúdio

O resultado do acúmulo e conjugação de pedras de pequenas dimensões e formas irregulares, que são calcetadas de forma a constituírem padrões decorativos, deram origem a calçada de pedra portuguesa.

Segundo a especialista, a aplicação de pedras naturais em casa, precisa ser pontual, em uma área que dê destaque. “Além de ser um elemento mais caro do que os revestimentos mais convencionais, como o porcelanato, dada a sua aparência, peso e forma, o ideal é que ele tenha um lugar de referência no projeto. A ideia é que os ambientes que recebam esse tipo de material, tenham nas outras paredes ou pisos, revestimentos mais leves, como uma pintura, por exemplo”, explicou a engenheira.

Mas atenção, é necessário entender o contexto em que será aplicado, para não sobrecarregar o ambiente. “Formatos muito grandes e rochosos, como a pedra moledo, podem reduzir demais o ambiente e deixar com aparência de apertado. Já o seixo rolado é uma pedra excelente para o uso em paisagismo, ou como acabamento de parede e piso. Ele é leve, tem um tamanho pequeno e textura bem agradável ao toque”, afirmou Ana.

Luxo Natural: Pedras garantem mais elegância nos ambientes
Seixo rolado – Projeto Nosso Estúdio

É fundamental definir o tipo de pedra natural para cada ambiente, dentro do uso. “Se for uma área externa, sugerimos sempre um revestimento que tenha o acabamento ‘in natura’, ou seja, rugoso, áspero, que evite o escorregamento ao receber água ou produto de limpeza. Para áreas internas, principalmente em paredes, você pode utilizar tanto o de aspecto natural como o liso. Sempre lembrando que o liso permite a melhor aplicação em áreas de circulação ou banho”, complementou a engenheira.

Vale lembrar que a criatividade também é um item fundamental no uso dessas pedras, pois você traz a natureza para dentro do projeto e não precisa ser somente no paisagismo.

“Ao sugerir uma pedra natural em seu projeto, verifique a viabilidade dela na região. A maior parte das pedras naturais estão concentradas na região sudeste, principalmente em Minas Gerais. Então, é muito importante pensar na questão de logística dos materiais, principalmente no valor do frete. Outro ponto importante é o prazo de fabricação e entrega. Sendo elas naturais, sua ‘fabricação’ é a própria extração das rochas, o que demanda bastante tempo. Então, sempre prever um prazo maior para instalação desses materiais”, finalizou Ana Alves.

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Atualizações Recentes

Menu de Inverno do Santé tem referências juninas

Menu de Inverno do Santé tem referências juninas

A chegada do inverno coincide com um dos períodos mais queridos dos brasilienses, as Festas Juninas. Unindo as duas referências, o Menu de Inverno das

A Fazenda Pública em Juízo

Ana Tereza Basílio, vice-presidente da OAB-RJ , Luciano Bandeira, presidente da entidade, e Hilario Franklin, presidente da OAB de Nova Iguaçu, farão a abertura do

Rio de Janeiro é tema de encontro virtual

Rio de Janeiro é tema de encontro virtual

O cientista político Everton Gomes, porta-voz do Rio Boa Praça e vice presidente, será o mediador do encontro virtual sobre o Rio de Janeiro, promovido

Livro infantil ‘O Reino do Tempo’ é a nova obra da escritora Isa Colli

No dia 26 de junho, a escritora e jornalista Isa Colli lança ‘O Reino do Tempo’. O novo título infantil da editora Colli Books traz

%d blogueiros gostam disto: