Modelo híbrido permanecerá em alta na educação superior em 2022

Modelo híbrido permanecerá em alta na educação superior em 2022

Modelo híbrido permanecerá em alta na educação superior em 2022

Referência em aliar teoria e prática, o Centro Universitário IESB chega em 2022 acompanhando o ritmo das mudanças. Com alto índice de empregabilidade, a instituição está ainda mais preparada para formar profissionais engajados, prontos para colaborar com o momento de retomada da economia e capacitados com as novas práticas do mercado em um mundo ainda mais digital.

As opções de carreiras oferecidas pelo Centro Universitário estão alinhadas às demandas do Fórum Econômico Mundial, que prevê ainda uma série de profissões em potencial no futuro pós-pandêmico. Entre elas, estão as ligadas a dados, inteligência artificial, internet das coisas, automação, engenharia, computação em nuvem, e-commerce, produção de conteúdo e sustentabilidade. Em todas essas áreas, o IESB oferece cursos destaques com nota máxima no MEC.

Opções ainda de requalificação em curto prazo e capacitação de estudantes em habilidades essenciais, como pensamento crítico, resiliência, tolerância ao estresse, capacidade de persuasão, saber lidar com resoluções de problemas, autogestão e aprendizagem ativa.

Modelo híbrido permanecerá em alta na educação superior em 2022
Modelo híbrido permanecerá em alta na educação superior em 2022

“O IESB sempre se posicionou em um cenário à frente de seu tempo e vamos continuar avançando. E agora, mais do que nunca, além das habilidades técnicas, nossa missão é preparar alunos ainda mais capacitados com as soft skills, que são as habilidades comportamentais ligadas à relacionamento interpessoal, comunicação e liderança, atitude, criatividade, empatia, resolução de conflitos e trabalho em equipe. Ou seja, o IESB forma profissionais para ir muito além da inserção no mercado de trabalho. Formamos cidadãos que transformem o mundo. Tudo isso, em uma formação continuada que vai desde o Colégio IESB, passando pela graduação e pós-graduação, inclusive com opções de mestrados”, afirma a pró-reitora acadêmica, Regina Tombini.

Cursos híbridos e celeridade tecnológica

O know-how tecnológico da instituição não apenas lhe garantiu uma rápida adaptação ao cenário pandêmico, como a elevou a um patamar ainda maior de qualidade do ensino, com o protagonismo do aluno. Para ter uma ideia do quanto a tecnologia é levada a sério, ao longo de sua história, o IESB foi a primeira instituição de ensino superior do Brasil a usar o Blackboard, em 2002, e foi quem traduziu o Blackboard para o português. Em 2019, foi a primeira a disponibilizar a versão Ultra da plataforma, ainda mais dinâmica e intuitiva. “O Blackboard é uma plataforma que deixa o IESB sem fronteiras, levando o processo de ensino e aprendizagem com modernidade, melhor tecnologia e com a maior qualidade do mundo”, destaca o professor André Imbroisi, coordenador de EAD no IESB.

Modelo híbrido permanecerá em alta na educação superior em 2022
Modelo híbrido permanecerá em alta na educação superior em 2022

Inovação também nos cursos híbridos. Tendência na educação superior pós-pandemia, essa modalidade de ensino já é realidade no IESB desde 2017 e vai muito além de transmitir aulas on-line. “Os cursos híbridos são aqueles nos quais mesclamos partes dos estudos a distância com práticas presenciais. Ou seja, os ambientes virtuais e físicos são complementares e integrados. É um formato inovador que possibilita mais flexibilidade e uma ótima rotina de estudos por parte dos alunos”, explica o professor Juliano Barbosa, coordenador do curso híbrido de Engenharia Elétrica, do IESB. Entre os benefícios, além de maior flexibilidade nos horários de estudo, o ensino híbrido contribui para o protagonismo do aluno, fazendo com que ele desenvolva melhor o seu senso crítico e autonomia, explorando ainda diferentes metodologias ativas e aproximação com a tecnologia, usada para potencializar sua aprendizagem.

Atualmente, a instituição possui 12 cursos nesta modalidade: Química Industrial e Tecnológica; Design Gráfico; Design de Interiores; Educação Física; Serviço Social; Publicidade e Propaganda; Engenharia Civil; Engenharia Elétrica; Engenharia de Produção; Biomedicina; Farmácia e Nutrição.

Vinkmag ad

Redação

Read Previous

Prepare-se para concursos com o ciclo de estudos

Leia a seguir

Casas brasilienses oferecem sugestões especiais para as férias

janeiro 19, 2022