Nesta quarta-feira (02/10), dois cidadãos de Brasília receberam das mãos do embaixador do Japão a medalha da Ordem do Sol Nascente, uma homenagem concedida em nome de Sua Majestade, o Imperador do Japão. Os homenageados foram Agostinho Shibata, ex-chefe do Centro de Operações Terrestres da Aeronáutica; e Hermínio Hideo Suguino, ex-presidente da Federação das Associações Nipo-Brasileiras do Centro-Oeste (Feanbra).
Fundada em 1875 pelo Imperador Meiji do Japão, a Ordem do Sol Nascente é outorgada àqueles que tiverem realizado feitos notáveis na promoção da cultura japonesa. Esta foi a primeira condecoração realizada na nova era imperial Reiwa, iniciada em maio após a ascensão de Sua Majestade o Imperador do Japão Naruhito.
“A comenda que me é conferida com certeza é a mais importante da minha carreira”, afirmou Shibata ao receber a Ordem do Sol Nascente, de Raios de Ouro e de Prata. “Fico muito alegre em ver que, no aspecto da defesa e da aditância militar, tenho contribuído bastante para estreitar as relações entre as Forças Armadas do Brasil e do Japão, construindo inúmeras oportunidades de intercâmbio nessa área”, reforçou.
A cultura herdada dos antepassados também foi preservada por Hermínio Hideo Suguino, engenheiro agrônomo que recebeu a medalha da Ordem do Sol Nascente, de Raios de Ouro com Roseta. Filho de mãe japonesa e pai descendente de imigrantes, ele atuou na promoção da cultura nipônica por meio do apoio de diversas atividades junto aos jovens nikkeis, de seu trabalho à frente da Feanbra e da organização do Festival do Japão em Brasília.
Suguino atribui aos pais o aprendizado de valores valorizados pela cultura japonesa como a disciplina, a paciência, humildade e o amor pelo trabalho. “Ao receber essa condecoração, vem-me à mente os sacrifícios e dificuldades que meus avós passaram após emigrarem para o Brasil”, lembrou. “Se meus avós e pais pudessem estar aqui hoje, me vendo receber essa condecoração, diriam que vir ao Brasil valeu a pena o esforço”, emocionou-se o homenageado.