No Dia da Saúde e Nutrição Especialista Dá Dicas para Garantir o Bom Funcionamento do Coração
Saúde

No Dia da Saúde e Nutrição Especialista Dá Dicas para Garantir o Bom Funcionamento do Coração

No Dia da Saúde e Nutrição Especialista Dá Dicas para Garantir o Bom Funcionamento do Coração

Alimentação adequada e atividades físicas fazem toda a diferença na prevenção de doenças cardiovasculares

No dia 31 de março é celebrado o Dia Mundial da Saúde e Nutrição. O principal objetivo desta data é conscientizar as pessoas sobre a importância da preservação da saúde para ter uma melhor qualidade de vida.  E uma vida saudável começa por uma boa alimentação, certo? Especialistas afirmam que a prática de bons hábitos alimentares previne o surgimento de doenças crônicas, melhora a qualidade de vida e o bom funcionamento do coração.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Cardiologia – SBC, estima-se que até 2040 haverá aumento de até 250% na incidência de doenças cardiovasculares no Brasil. Pensando nessa questão preocupante, o cardiologista intervencionista Ernesto Osterne, do ICTCor – Instituto do Coração de Taguatinga, compartilha algumas indicações para garantir uma vida mais saudável e evitar problemas cardiovasculares.

Para ele, o ideal é que as pessoas tenham uma dieta composta de proteínas, carboidratos, lipídios, fibras, vitaminas e minerais. “Para isso, é essencial um cardápio variado, com todos os tipos de alimentos, sem abusos”. Afirma que um prato balanceado e saudável deve conter hortaliças (verduras e legumes) diariamente. “Esses alimentos fornecem vitaminas, fibras, minerais e outros componentes bioativos que trazem diversos benefícios para o organismo”, completa o médico.

Entretanto, o especialista lembra que as necessidades nutricionais vão mudando de acordo com a nossa idade, estilo de vida e metabolismo, e por isso é importante estar sempre consultando profissionais que ajudem no que é melhor para seu organismo. “Não podemos esquecer de consumir ainda uma variedade de frutas, legumes e verduras, aliados a alimentos ricos em carboidratos pouco processados, que aumentam a resistência às infecções e evitam a obesidade”, afirma.

Uma vida mais saudável

Para o cardiologista, manter hábitos saudáveis é fundamental para preservar a saúde do músculo cardíaco, bem como o controle do colesterol elevado, associado a uma alimentação saudável e à prática de exercícios regulares, além da redução do estresse, fatores que tendem a diminuir até 80% das mortes ocasionadas por complicações cardiovasculares.

Para o cardiologista, uma vida ativa reduz os casos de doenças cardiovasculares, diabetes, hipertensão, obesidade, depressão e osteoporose.

A jornalista Isabel Almeida, trabalha atualmente na Embrapa, é editora do site bsbflash, youtuber do canal Flash Brasília e colunista do jornal Alô Brasília. Natural de Brasília, já trabalhou em diversos órgãos do DF, como na Secretaria de Educação; na Administração Regional do Gama; na Secretaria de Saúde, na Câmara Distrital, e também em GO, na prefeitura de Valparaíso, na gestão de José Valdécio. Atuou também no Conselho Federal de Engenharia e Agronomia- Confea, foi editora da revista Fala Prefeito; e colunista da revista AC/DF e colunista do site AIB News do Rio de Janeiro. Desde 2010 é vice-presidente da Câmara de Comércio Brasil e Portugal, e em 2016, foi nomeada presidente do Conselho comunitário do Octogonal e Sudoeste.