Núcleo de Prática Jurídica auxilia pessoas carentes oferecendo assistência jurídica gratuita
Educação

Núcleo de Prática Jurídica auxilia pessoas carentes oferecendo assistência jurídica gratuita

As quatro unidades não têm finalidade lucrativa e contam com a participação de estudantes a partir do 7º semestre de Direito do UNICEPLAC

O Núcleo de Prática Jurídica do UNICEPLAC surgiu com o objetivo de ajudar a população carente, sobretudo da região do Gama e adjacências, que não tem condições de pagar pelos serviços de um advogado. Com estudantes a partir do 7º semestre do curso de Direto da instituição, o serviço conta como estágio supervisionado e são exercidas atividades simuladas e reais nos âmbitos do Direito Cível, Penal, Trabalhista e Previdenciário.

Ao todo, são quatro unidades que integram o núcleo, todas sem finalidade lucrativa. Duas delas são designadas às causas cíveis e penais (uma localizada no Fórum do Gama; e outra no Fórum de Santa Maria). As demandas ligadas à área de Direito Previdenciário contam com uma estrutura no Juizado Especial Federal da Asa Norte; e as da área trabalhista, na própria sede do UNICEPLAC, no Gama.

O serviço – Os núcleos oferecem orientações e acompanhamento desde a proposição da ação até o último momento processual, presente em todos as etapas do processo, sem qualquer custo. A assistência pode ser procurada por pessoas que tem renda de até três salários mínimos.

Em média, de 300 a 400 alunos, por semestre, participam dos núcleos. Os estudantes são supervisionados pelos professores, que são advogados, inscritos na OAB e atuantes na área. “Participar do NPJ é de extrema importância para toda a comunidade acadêmica. Os núcleos aproximam os alunos das áreas de interesse e proporcionam a prática jurídica. Mas, sobretudo, cooperam para uma formação cidadã, crítica e reflexiva que suas experiências sociais agregam ao estudante”, explica o coordenador do curso de Direito do UNICEPLAC, Luís Felipe Perdigão.

Para contar com a ajuda, é só se dirigir a qualquer um dos núcleos. Informações: (61) 3035-3900.