Parceria entre DF e Paraguai para reaquecer o Turismo

Iniciativa interrompida pela pandemia volta a ser discutida.

A secretária de Turismo, Vanessa Mendonça, conversou durante uma videoconferência com a ministra do turismo do Paraguai, Sofia Montiel, sobre a retomada do turismo na pós pandemia.
A ideia é dar condições para a criação de um fluxo de turistas entre os dois países. Em março, quando o isolamento social foi decretado, a conversa sobre uma parceria já estava adiantada.
“Quando estive em Assunção, conversando com a ministra do turismo, fiquei impressionada com a estrutura turística do país. Pensei: Por que não fazer uma parceria, entre as duas capitais? e começamos a trabalhar nesse sentido”, recorda Vanessa Mendonça.
Parceria entre DF e Paraguai para reaquecer o Turismo

Agora, com a retomada gradual da economia, as equipes técnicas estão conversando. O voo direto de Brasília para Assunção facilitou a troca de turistas entre as duas cidades. Brasília se tornou também um centro de conexão para as companhias aéreas. Hoje decolam daqui voos de conexão ou diretos para todas as capitais do país e cidades do interior de médio e grande porte num total de 45 municípios. Além de 9 destinos internacionais com 10 vôos diários. Por causa da pandemia, atualmente, apenas dois vôos internacionais partem do aeroporto Juscelino Kubitschek: Para Lisboa, pela TAP e Cidade do Panamá, pela Copa Airlines. Mas o aeroporto de Brasília já retomou 65 por cento de seus vôos.
Parceria entre DF e Paraguai para reaquecer o Turismo

Para Sofia Montiel, ministra paraguaia do Turismo, as reuniões agora devem reformular o que estava em curso com a nova realidade. “Para nós, seria importante apresentar os mesmos protocolos e planejamento. Assim nossos turistas não sentiriam diferenças nos esquemas de segurança entre as duas cidades”, sugere.
Uma nova reunião foi marcada para este mês entre as equipes técnicas, que vão discutir detalhes dessa operação.

“Não somos concorrentes. Somos parceiros. Vamos aumentar o fluxo de turistas e tornar Brasília mais conhecida no exterior”, conclui Vanessa Mendonça.

Artigo anteriorComo escolher o sistema de acionamento de descarga ideal para cada vaso sanitário?
Próximo artigo365 Coworking promove 1ª edição do Yakisoba Fest
Avatar
A jornalista Isabel Almeida, trabalha atualmente na Embrapa, é editora do site bsbflash, youtuber do canal Flash Brasília e escreve em diversos sites como: colunista do jornal Alô Brasília. Natural de Brasília, já trabalhou em diversos órgãos do DF, como na Secretaria de Educação; na Administração Regional do Gama; na Secretaria de Saúde, na Câmara Distrital, e também em GO, na prefeitura de Valparaíso, na gestão de José Valdécio . Atuou também no Conselho Federal de Engenharia e Agronomia- Confea, foi editora da revista Fala Prefeito; e colunista da revista AC/DF e colunista do site AIB News do Rio de Janeiro. Desde 2010 é vice-presidente da Câmara de Comércio Brasil e Portugal,e em 2016, foi nomeada presidente do Conselho comunitário do Octogonal e Sudoeste.