Bsb Flash

Professores e gestores de todas as unidades da federação participam da 4ª edição do Programa STEAM TechCamp Brasil

STEAM TechCamp

Iniciativa da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos, em parceria com USP,

visa formar rede de multiplicadores de inovação na educação pública brasileira

De 08 a 12 de fevereiro, sessenta e um professores e gestores de secretarias de educação de todos os estados brasileiros, incluindo o Distrito Federal, participarão da quarta edição do STEAM TechCamp Brasil – iniciativa voltada à aprendizagem ativa de STEAM (sigla em inglês cujas atividades interdisciplinares envolvem as áreas de conhecimentos de ciências, tecnologia, engenharia, artes e matemática). O programa focará na aprendizagem criativa, com abordagens investigativas e interdisciplinares, com destaque para a elaboração de propostas de planejamentos estratégicos para implantação de projetos nas escolas nos estados de origem dos participantes.

Para o embaixador dos EUA no Brasil, Todd Chapman, “essa iniciativa reforça o nosso compromisso bilateral com o Brasil nas áreas de educação, ciência, tecnologia e inovação e tem como principais objetivos criar uma forte rede colaborativa entre gestores e professores de todas as partes do Brasil, ao mesmo tempo em que promove uma melhor formação dos jovens para os desafios e oportunidades do Século XXI”.

“Precisamos de cidadãos preparados e capazes de tomar decisões baseadas em evidências científicas, que pensem e ajam também de forma dinâmica, com criatividade e capacidade para encontrar soluções, considerando e respeitando as várias áreas do conhecimento”, comenta Roseli de Deus Lopes, professora da Escola Politécnica da USP e coordenadora científica do programa.

A quarta edição será integralmente a distância e contará com diversas oficinas, palestras e painéis voltados ao tema com destaque para as plenárias da Dra. Rachel Lotan, professora Emérita da Universidade de Stanford, que falará sobre a Importância da ciência e da educação científica hoje e no futuro; do Dr. Walter Bender, Cientista Sênior do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), que fará uma exploração do tema da aprendizagem criativa por meio da matemática, música e programação, e da especialista norte-americana em língua inglesa Amanda Fox, que abordará o conceito de Bilinguismo:, da importância da interdisciplinaridade no processo de aprendizagem e rotinas de linguagem.

O programa também contempla, pequenos aportes de recurso aos professores participantes para que possam implantar em suas escolas as propostas de aprendizagem inovadora elaboradas durante a semana de imersão. Na edição de 2020, 12 propostas foram beneficiadas com esse aporte financeiro.

O STEAM TechCamp Brasil é uma iniciativa da Missão Diplomática dos Estados Unidos, em parceria com o Laboratório de Sistemas Integráveis Tecnológico (LSI-TEC), apoio da Poli-USP, Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED) e Instituto 3M, e desde sua primeira edição envolveu 241 educadores inovadores e com forte potencial multiplicador. As ações locais, implantadas pelos educadores que participaram da formaçãojá atingiram 400 cidades, 17.000 professores e 80.000 estudantes em todo o Brasil.

Informações gerais sobre a quarta edição STEAM TechCamp Brasil 2020

Data: 08 a 12 de fevereiro

Online: Plataforma Zoom

Site: https://steamtechcampbrasil.febrace.org.br/v2021/

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Atualizações Recentes

Miro Teixeira vai participar do Café com Lupi deste sábado

Deputado federal mais votado do país, nos anos 70, e ex-ministro da Comunicação no primeiro governo Lula, o advogado e jornalista Miro Teixeira (De volta

Colégio Marista Asa Sul constrói o próprio cursinho, dentro da escola

Escolas investem no ensino de inglês

Colégio Marista Asa Sul constrói o próprio cursinho, dentro da escola Fazer intercâmbio, investir em uma carreira internacional, viajar para o exterior, ampliar os horizontes.

Setur-DF realiza reunião para estruturar políticas públicas de fomento à economia criativa

Encontro reforça compromisso com o setor assumido pelo GDF junto à Unesco que, em 2017, anunciou a capital federal como membro da Rede de Cidades

Saúde Mental em tempos de pandemia

Gilberto Ururahy, diretor da Med-Rio Check-up, Gilberto Ururahy vai receber, na próxima segunda (dia 10 de maio), às 19h30min, o especialista em Psicoterapia (Individual, Casal

%d blogueiros gostam disto: