Especialistas apontam que mudanças nas carreiras públicas e privadas devem ser provocadas pelos Cientistas de Dados e especialistas em Inteligência Artificial

O Mercado de trabalho mutável é uma característica do Século XXI. Por isso, cada vez mais, os profissionais das diversas áreas precisam “aprender a aprender”, ou seja, serem capazes de se adaptar às mais diferentes demandas de trabalho. Duas das profissões que estarão diretamente ligadas a essa realidade são as de Cientista de Dados e Especialista em Inteligência Artificial. De acordo com estudiosos da área, essas duas profissões irão ditar as regras de trabalho e serviços nos próximos anos.

O impacto ocorrerá de forma ampla em diversas segmentos, tanto do setor público, quanto do privado. De acordo com o coordenador do curso de Ciências de Dados do IESB, Sérgio Côrtes, as mudanças serão profundas. “É necessário entender, de forma objetiva, que as novas tecnologias irão ajudar o profissional a evoluir”, afirma.

Como exemplo, Côrtes cita o impacto do avanço tecnológicas nessas áreas no setor de serviços. “No setor público, hoje já se utiliza muitas aplicações que melhoram a qualidade de do trabalho público: na área da saúde, no atendimento ao público, no combate à fraude”, enumera.

Pensando nisso, o IESB irá promover a palestra “Impactos e Desafios da Ciência de Dados e da Inteligência Artificial nas Organizações”. A ideia é propor um debate sobre a relação dessas duas áreas de atuação com o Big Data – montante de dados armazenados em nuvens – e sobre como essas duas atividades serão as responsáveis por grande parte da geração de novos empregos. O evento ocorre a partir das 19h, no Campus da Asa Norte (quadra 609).

Faça sua inscrição no site https://www.sympla.com.br/ciclo-de-palestras-da-pos-graduacao__777028.

Debate

Além da palestra, também será promovido um debate com profissionais da área. O especialista em Big Data e Business Analytics Daniel Saboia, o Engenheiro de Sistemas Manoel Augusto Cardoso da Fonseca, e o especialista em Análise de Sistemas e Processamento de Dados, Nilton lacerda Wanderlei serão os responsáveis por promover a conversa.

Serviço

Data: 04/03

Horário: a partir das 19h

Local: IESB – Asa Norte – Auditório Benedito Coutinho

Entrada gratuita – inscrições devem ser feitas por meio do Sympla
Artigo anteriorProjeto inovador repagina as lojas Objeto Casa e Idélli Ambientes
Próximo artigoSetor de negócios sociais tem mercado promissor para a próxima década
Avatar
A jornalista Isabel Almeida, trabalha atualmente na Embrapa, é editora do site bsbflash, youtuber do canal Flash Brasília e escreve em diversos sites como: colunista do jornal Alô Brasília. Natural de Brasília, já trabalhou em diversos órgãos do DF, como na Secretaria de Educação; na Administração Regional do Gama; na Secretaria de Saúde, na Câmara Distrital, e também em GO, na prefeitura de Valparaíso, na gestão de José Valdécio . Atuou também no Conselho Federal de Engenharia e Agronomia- Confea, foi editora da revista Fala Prefeito; e colunista da revista AC/DF e colunista do site AIB News do Rio de Janeiro. Desde 2010 é vice-presidente da Câmara de Comércio Brasil e Portugal,e em 2016, foi nomeada presidente do Conselho comunitário do Octogonal e Sudoeste.