PROGRAMA CCBB EDUCATIVO – ARTE E EDUCAÇÃO

PROGRAMA CCBB EDUCATIVO – ARTE E EDUCAÇÃO

PROGRAMA CCBB EDUCATIVO – ARTE E EDUCAÇÃO

Semana tem dose dupla de Lugar de Criação

Com uma versão presencial e outra digital, o CCBB Educativo realiza esta semana o Lugar de Criação Oficina de Saberes e o Lugar de Criação O que é Patrimônio Imaterial, respectivamente.  A atividade, perfeita para crianças e suas famílias, consiste em vivências com atividades artísticas de criação e mediação cultural que estimulam o convívio e o diálogo com as artes e com temas da atualidade.

Ao longo da semana, o público de todas as idades também pode desfrutar de Visitas Mediadas,  Visitas Mediadas em Libras, Visitas Agendadas (presenciais) e Visitas para Escolas e Instituições (online).

 Sobre o CCBB Educativo

O Programa CCBB Educativo – Arte & Educação desenvolve ações que estimulam a experiência, a criação, a investigação e a reflexão através de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. Todo mês oferece visitas educativas, cursos, oficinas, encontros e práticas culturais através de atividades presenciais, on-line, ou mesmo por meio de conteúdos digitais disponibilizados em formato de vídeos, textos e podcasts. As atividades dialogam com a programação do CCBB e destinam-se a todos os públicos, com ações inclusivas e afirmativas para estreitar as relações com a comunidade escolar, educadores, pessoas com deficiência, famílias, organizações não-governamentais, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte, cultura e interessados.

Sucessos do programa CCBB Educativo acessível pelo site

 Com um incremento de conteúdos ainda maior em tempos de pandemia, o site do CCBB Educativo oferece uma rica programação a públicos diversos que buscam se informar, aprender e se divertir sem abrir mão da segurança da própria casa. A todo momento, o público pode visitar o site www.ccbbeducativo.com  para acessar um vasto acervo de atividades digitais já realizadas nos CCBBs de todo o país.

PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL

 

23/10 LUGAR DE CRIAÇÃO- Oficina de Saberes

O que é: Vivências para todos os públicos com atividades artísticas de criação e mediação cultural que estimulam o convívio e o diálogo com as artes e com temas da atualidade.

Sinopse: Encontros de produção de narrativas a partir dos imaginários culturais dos participantes, promovendo um diálogo das culturas locais com as exposições em cartaz.

Serviço:

Sábados às 15h

Duração: 1h

Classificação indicativa: a partir de 3 anos

Inscrições:www.eventim.com.br

Para esta atividade são emitidos apenas 4 ingressos; 1 por CPF. O representante poderá estar acompanhado por até 05 pessoas de sua família, com o mesmo ingresso.  Ingressos mediante agendamento prévio através da plataforma EVENTIM.

Capacidade: 24 pessoas

VISITAS MEDIADAS

O que é: Visitas às exposições permanentes do CCBB Brasília. Nessas visitas, educadores e público dialogam, trocam ideias, compartilham impressões sobre as obras, produzindo novos significados a partir das narrativas presentes nas exposições em cartaz.

Serviço:

Domingos, terças-feiras, quartas-feiras e sextas-feiras, às 12h e às 18h.

Quintas-feiras e sábados, às 12h.

Classificação indicativa: a partir de 5 anos

Capacidade: 6 pessoas, mediante agendamento prévio através da plataforma EVENTIM

Inscrições: www.ccbbeducativo.com/visitas

__

VISITAS MEDIADAS EM LIBRAS

O que é: As visitas mediadas em Libras, feitas às exposições permanentes do CCBB Brasília, ocorrem, simultaneamente, em português, com tradução em língua brasileira de sinais (Libras). Nelas, os educadores se juntam ao público para dialogar, trocar ideias, compartilhar impressões sobre as obras, produzindo novos significados a partir das narrativas presentes nas exposições em cartaz.

Serviço:

Quintas-feiras e sábados, às 18h.

Duração: 1 hora.

Classificação indicativa: a partir de 5 anos.

Capacidade: 6 pessoas, mediante agendamento prévio através da plataforma EVENTIM.

www.ccbbeducativo.com/visitas.

VISITAS AGENDADAS PRESENCIAIS

O que é: As visitas agendadas realizadas pelos educadores do Programa CCBB Educativo são sempre pautadas a partir do contato com conteúdo das exposições e do patrimônio arquitetônico do CCBB e seu entorno. O encontro promove diálogos e exercícios de reflexão, levando em consideração a pluralidade dos públicos participantes. As visitas são realizadas de segunda a sexta-feira, de acordo com o funcionamento de cada CCBB, a partir de um agendamento prévio dos grupos interessados.

Serviço:

Duração: De 50 minutos a 1 hora e 30 minutos.

Capacidade: grupos de até 12 pessoas, com mínimo de 6 participantes.

Classificação indicativa Livre – recomendado para pessoas acima de 5 anos.

Inscrições: www.ccbbeducativo.com/visitasescolares

—————————————————————————————————————–

PROGRAMAÇÃO DIGITAL

22/10-LUGAR DE CRIAÇÃO DIGITAL- O que é Patrimônio Imaterial?

O que é: Vivências digitais para todos os públicos com atividades artísticas de criação e mediação cultural que estimulam o convívio e o diálogo com as artes e com temas da atualidade.

Sinopse: O Lugar de Criação Patrimônio Imaterial convida famílias e públicos de todas as idades para uma investigação sobre a nossa relação com as histórias e memórias de família. Desde os episódios que correm de boca em boca, até as receitas que aguçam o paladar e os sons capazes de te levar para outros lugares. Você vai precisar apenas de um telefone celular, um caderno e alguma disposição.

Serviço:

Sexta-feira, às 10h.

Classificação indicativa Livre – recomendado para pessoas acima de 3 anos

Local: redes do CCBB e site do Programa CCBB Educativo – Arte & Educação

Plataforma:  Youtube / gravado

VISITAS ON-LINE AGENDADAS

O que é: Atividades de mediação cultural para escolas e outras instituições nos turnos da manhã, tarde e noite. As visitas mediadas pelos educadores são sempre pautadas pela conversa em torno de temas relevantes do presente, como as produções artísticas que nos ajudam a compreendê-lo e o patrimônio cultural como forma de construção de nossa identidade, levando em consideração a pluralidade de nossos públicos. Na modalidade virtual, nossas visitas acontecem mantendo essa vocação. Acreditamos que é possível manter a intensidade e a potência das conversas, mesmo à distância. A partir de ativações, questões e de uma escuta sempre atenta às experiências do público, os educadores prepararam visitas com temas distintos. As atividades envolvem o contato com conteúdo das exposições em conversas e exercícios de reflexão e invenção, preparados e acessíveis para pessoas de todas as idades. As visitas são realizadas de segunda a sexta-feira, em horários pela manhã, tarde e noite, a partir de um agendamento prévio dos grupos interessados.

Serviço:

Duração: De 50 minutos a 1h30min

Capacidade: grupos de até 45 pessoas, com mínimo de 10 participantes.

Classificação indicativa Livre – recomendado para pessoas acima de 5 anos.

Plataforma: zoom/ao vivo

Inscrições: www.ccbbeducativo.com/visitasescolares

Vinkmag ad

Isabel Almeida

A jornalista Isabel Almeida, trabalha atualmente na Embrapa, é editora do site bsbflash, youtuber do canal Flash Brasília e colunista do jornal Alô Brasília. Natural de Brasília, já trabalhou em diversos órgãos do DF, como na Secretaria de Educação; na Administração Regional do Gama; na Secretaria de Saúde, na Câmara Distrital, e também em GO, na prefeitura de Valparaíso, na gestão de José Valdécio. Atuou também no Conselho Federal de Engenharia e Agronomia- Confea, foi editora da revista Fala Prefeito; e colunista da revista AC/DF e colunista do site AIB News do Rio de Janeiro. Desde 2010 é vice-presidente da Câmara de Comércio Brasil e Portugal, e em 2016, foi nomeada presidente do Conselho comunitário do Octogonal e Sudoeste.

Read Previous

A Comédia “A Intimidade é uma Merda” chega às últimas semanas

Leia a seguir

Visita oficial ao Brasil do Presidente da Colômbia, Iván Duque Márquez

dezembro 3, 2021