Santa Muerte 2020: Roberto Marttini acompanha o culto aos mortos entre os mayas de yucatán no méxico
Colunismo Social

Santa Muerte 2020: Roberto Marttini acompanha o culto aos mortos entre os mayas de yucatán no méxico

o méxico na festa da morte durante a pandemia

A costa mexicana enfrentou duas ondas negativas, que vieram pra marcar sua história, embora seu povo tenha quase superado o furacão que aconteceu ha exatos quinze dias no Estado de Yucatan e a contenção do surto do vírus Covid 19, ainda não se pode comemorar, devido aos prejuízos de bilhões de dólares em sua receita.

Contudo o povo mexicano não abandona suas tradições religiosas e eu pude acompanhar isso tudo de perto, mesmo durante a Pandemia. São alguns anos de imersão nas culturas indígenas locais, que conferem verdadeira resistência a cultura européia. Feiras, lojas e restaurantes decorados com velas, caveiras e flores diversas. Tudo para estar mais próximo dos mortos no período que começa no dia 31 de outubro e só acaba dia 2 de novembro.

 

a deusa maya se transforma na santa morte no sincretismo religioso

Passando um pouco a linha do tempo, La Santa Muerte, conhecida além de Criança Branca, também como La Flaca, Mi Reina, Mi Niña Bonita ou Madrina, foi apadrinhada pelos excluídos, concedendo pedidos relacionados a desde amor/paixão, até cura, justiça e vingança. A identidade atual que a antiga divindade tomou se tornou extremamente flexível, atendendo quaisquer pedidos daqueles que a sociedade mexicana excluiu ou cometeu algum tipo de injustiça, como operários pobres, criminosos ou aqueles que praticam alguma ilegalidade e não podem pedir favores aos santos habituais.

como agradar a santa morte

Em seu culto atual, são oferecidas velas, por exemplo:
Brancas – Proteção, purificação e agradecimento.
Negras – Vinganças, danos, proteção contra magia negra.
Vermelhas – Assuntos relacionados ao amor. Tanto para trazer, quanto para afastar o “amor abusivo”.
Cor de café – Para recuperar objetos perdidos.
Marrom – Ligada aos esclarecimentos e sabedoria.
Dourada – Dinheiro, prosperidade e abundância.
Roxa – Cura.
Verde – Ajuda com as leis e causas justas.
Sete cores – Ação mais ampla, como amor, vinganças, proteção etc.
Além das velas especificadas, Santa Muerte, aceita oferendas com tequilas, licores, flores roxas e corais, além de muitos doces, pães e cigarros.