Tecnologia no ensino ajuda a aprimorar prática em cursos
Educação

Tecnologia no ensino ajuda a aprimorar prática em cursos

Curso de Odontologia do Centro Universitário IESB traz equipamentos de última geração para uso dos alunos

O avanço tecnológico coloca em risco uma série de profissões. Contudo, a adaptação à nova relação que existe entre a tecnologia e as diferentes carreiras não é só necessária como questão de sobrevivência. Por isso, a mudança começa na base: o ensino. Vários cursos já planejam as aulas alinhadas ao uso da tecnologia e de equipamentos de última geração com a finalidade de aprimorar teoria e prática. 

Um dos exemplos é o curso de Odontologia do Centro Universitário IESB. Preparado com tudo que há de mais moderno na área, o curso conta com cinco laboratórios avançados, 60 simuladores para práticas, 60 cadeiras de consulta, clínicas, salas de raio-X e uma moderna mesa em 3D que exibe modelos altamente detalhados de todos os sistemas do corpo humano.

Recentemente, a Instituição comprou um tomógrafo que custou cerca de R$ 350 mil. De acordo com a professora Fernanda Lopes da Cunha, coordenadora do curso de Odontologia, a máquina vai melhorar as aulas de diversas disciplinas, em especial, as que estudam o uso de imagens para realização de diagnósticos e prognósticos. “É um equipamento que escaneia a face e mostra com exatidão as esculturas ósseas. A odontologia usa cada vez mais este recurso para aprimorar um bom diagnóstico e prognóstico”, explica.

Além disso, o curso foi um dos primeiros do Distrito Federal a adquirir uma mesa 3 D, que ajuda no estudo de anatomia. A tecnologia não só aumenta a qualidade do curso, como também ajudar a dar tratamentos mais assertivos à população. “Com isso, quem ganha é o paciente. O produto final é o tratamento”, diz.

Fernanda acredita que o papel da tecnologia é auxiliar o profissional a conseguir um melhor resultado em todas as etapas de seu trabalho, desde o início, na aprendizagem, até o fim, quando se vem ao tratamento dos pacientes. “Essa é a grande máxima, auxiliar e tornar mais pontual, sem maiores erros”, afirma.

Graduação

O curso de Odontologia do IESB tem como foco formar um profissional preparado nas bases necessárias para a clínica geral, com conhecimento das mais atuais tecnologias para prevenção, diagnóstico e tratamento em saúde oro facial, permitindo que ele escolha desde um exercício profissional generalista até a atualização nas diversas especialidades. Para isso, o curso de Odontologia foi estruturado levando em consideração as melhores práticas e com o que há de mais avançado e moderno em termos acadêmicos.