Visita do Secretário de Defesa dos EUA ao Brasil
Internacional

Visita do Secretário de Defesa dos EUA ao Brasil

O secretário de Defesa dos Estados Unidos, Lloyd J. Austin III, e uma comitiva que inclui a comandante do Comando Sul dos EUA, general Laura Richardson, viajaram ao Brasil para participar da 15ª Conferência de Ministros da Defesa das Américas (CMDA) e de uma série de reuniões bilaterais. As delegações discutiram desafios e oportunidades regionais compartilhadas em uma atmosfera de diálogo aberto e confiança mútua. A participação do secretário Austin reflete o compromisso dos EUA de trabalhar ao lado de parceiros regionais para definir uma visão compartilhada de um Hemisfério Ocidental democrático, próspero e seguro.

Em seu discurso no CMDA, o secretário Austin afirmou que “nossos países não estão unidos apenas pela geografia. Também estamos próximos por nossos interesses e valores comuns – por nosso profundo respeito aos direitos humanos e à dignidade humana, nosso compromisso com o Estado de Direito e nossa devoção à democracia”.

Em paralelo à conferência, o secretário participou de reuniões com seus homólogos do Brasil, Chile e Equador. Na conversa com o ministro de Defesa do Brasil, Paulo Sérgio Nogueira, foi discutida uma ampla gama de cooperação militar, incluindo saúde, treinamento e cooperação, enfrentamento de ameaças transnacionais, profissionalização contínua e atividades que visam maior interoperabilidade militar.

Discurso completo: https://br.usembassy.gov/pt/discurso-do-secretario-de-defesa-dos-eua-lloyd-j-austin-iii-na-15a-conferencia-de-ministros-da-defesa-das-americas/

 

A jornalista Isabel Almeida, trabalha atualmente na Embrapa, é editora do site bsbflash, youtuber do canal Flash Brasília e colunista do jornal Alô Brasília. Natural de Brasília, já trabalhou em diversos órgãos do DF, como na Secretaria de Educação; na Administração Regional do Gama; na Secretaria de Saúde, na Câmara Distrital, e também em GO, na prefeitura de Valparaíso, na gestão de José Valdécio. Atuou também no Conselho Federal de Engenharia e Agronomia- Confea, foi editora da revista Fala Prefeito; e colunista da revista AC/DF e colunista do site AIB News do Rio de Janeiro. Desde 2010 é vice-presidente da Câmara de Comércio Brasil e Portugal, e em 2016, foi nomeada presidente do Conselho comunitário do Octogonal e Sudoeste.