Bsb Flash

Voxel Festival – Science Drive In 2021 estreia em novo formato na capital federal

Evento que mescla ciência, inovação e cultura será realizado de 12 de março a 10 de abril de 2021 no Campus da UnB de Ceilândia. Público poderá acompanhar presencialmente e on-line. Gratuito.

Em tempos de pandemia e de ansiedade para com a descoberta de formas de curas de doenças e de prolongamento da vida dos povos, a ciência, a inovação e a cultura ressurgem como atores principais e com papeis fundamentais para a preservação da humanidade. E o Brasil e a sua capital mostram os seus valores e preocupações. Neste momento de luta contra o coronavírus, um grupo de cientistas brasilienses se uniu a artistas para realizar um festival lúdico e inovador.

Idealizado pelos pesquisadores brasilienses Victor Carlos Mello da Silva e Luis Alexandre Muehlmann, o Voxel Festival – Science Drive In 2021 chega para falar de pandemia, ciência e inovação aliadas a muita arte e diversão. Afinal, a ideia é atingir crianças, jovens e também os marmanjos com conteúdos densos, porém transmitidos de forma leve e lúdica.

Com amplitude que pretende ser nacional, o evento será realizado pela primeira vez em formato drive-in, mas com integração on-line. O Voxel Festival 2021 acontecerá de 12 de março a 10 de abril, sempre de quinta a domingo, no estacionamento da Universidade de Brasília – Faculdade Ceilândia (Campus Universitário, s/n, Centro Metropolitano, Brasília). Cientistas, estudantes, educadores e artistas irão deixar suas mensagens no festival. A programação e horários serão divulgados nos canais: Instagram @voxelfestival e @spectrumbsb. Gratuito. Livre para todos os públicos. Confira programação e classificação dos filmes: Início | Voxel Festival.

Idealizado em 2018, o Voxel Festival sempre prezou pela divulgação da inovação científica feita por jovens pesquisadores dentro da Universidade de Brasília. Agora, em edição única e especial, o evento tomou força e chega em formato drive-in para preservar o distanciamento social e também colocar uma pitada de cultura e humor.

A ideia é apresentar para a sociedade laboratórios de ponta e o tipo de pesquisas que são feitas no Distrito Federal, além mostrar o método científico de forma simples, criativa, didática e acessível. Tudo para a valorização da ciência, tecnologia, inovação e criatividade.  “Vamos falar sobre ciência, mas os alunos às vezes acham esta temática pura chata. Então, queremos falar de forma leve, inclusiva. Por isso, ainda promoveremos shows e apresentações diversas para motivar os jovens e as crianças”, destaca o idealizador Victor Mello.

Fake news – Dentro da programação, o Voxel Festival 2021 vai dar dicas de como “não cair em fake news”. Os cientistas chamam a atenção para o crescimento da disseminação de conteúdos enganosos das fake news, inclusive sobre questões de saúde. Para eles, isso é preocupante porque pode comprometer diretamente a vida das pessoas. “A propagação de notícias falsas na saúde ganhou ainda mais amplitude com a pandemia da Covid-19. O combate às fake news na saúde é um grande desafio. “Lutar contra essa pandemia de mentiras é dever dos cientistas e pesquisadores que precisam se posicionar com conteúdo científico de qualidade para população”, reforçam os cientistas e organizadores.

Para o idealizador do projeto, Victor Carlos Mello da Silva “o que se quer é promover momentos culturais para a população durante o isolamento social e  também a geração de conhecimentos, novas tecnologias e novas ideias. Será o momento de interação entre pesquisadores, estudantes, população local e empresários para o intercâmbio e a multiplicação de conhecimento. Queremos ativar o ecossistema de inovação e criatividade no Distrito Federal”, diz.

Victor é farmacêutico, formado pela UnB de Ceilândia, mestrado e doutorado em biologia animal – com ênfase em Nanotecnologia. “Meus orientadores, docentes da universidade de Brasília, Sonia Nair Báo, Luis Alexandre Muehlmann e Marcelo Henrique Sousa atuam na parte técnico-científica do projeto que conta com mais de 80 cientistas colaboradores, de diferentes áreas e de diferentes instituições”, completa.

Temática – Dentre os diversos temas a serem abordados, destaca-se a Inteligência Artificial (IA) que está cada vez mais influente no mercado e continua pouco compreendida pela sociedade. Também terá informações e conhecimentos sobre temáticas como a Nanotecnologia, astrofísica, representatividade no meio científico, diversidade na ciência, incentivo a carreira científica entre outros.

No festival, diferentes cientistas debaterão e pequenos vídeos serão transmitidos ao longo das sessões. “Nas exposições deixaremos claro que a única saída para o crescimento de um país e para sobreviver às crises, tanto do coronavírus quanto de futuros problemas, é o investimento em ciência. A adoção de medidas consistentes – na saúde, na economia e na sociedade – requer que os governos estejam bem informados sobre o âmbito científico, suas consequências de curto, médio e longo prazo. Não foi por acaso que muitos países criaram comitês científicos de assessoramento aos governos federais, para auxiliar na elaboração de medidas capazes de conter a pandemia que vivemos atualmente”, afirma Victor que prezou pela transmissão on-line e simultânea para que todos os interessados possam participar.

As discussões propiciadas pelas rodas de debate serão articuladas como ferramentas didáticas, sendo disponibilizados na íntegra e com acesso gratuito através dos canais: Instagram @voxelfestival e @spectrumbsb.

FICHA TÉCNICA – Voxel Festival

Victor Carlos Mello da Silva – Idealizador e Diretor Criativo

Camila Oliveira Costa – Curadoria

Luis Alexandre Muehlmann – Coordenador Geral

Sônia Nair Báo – Presidente da Comissão Organizadora

Amanda Malini – Diretora de conteúdo

Marcelo Henrique Sousa – Coordenador Científico

Jamila Reis de Oliveira – Coordenadora de Ensino

Elaine Cristina Leite Pereira – Coordenadora de Ensino

Ricardo Bentes de Azevedo – Coordenador Científico

Eliana Fortes Gris – Coordenador Científico

Athena Ilse Pfeilsticker Ribas Afonso – gestora de tráfego pago e produção geral

Patricia Gontijo Rodrigues – social media, designer gráfico e produtora executiva

Camila Gomes Cabral – coordenadora de produção e consultoria científica

Izabel Cristina Rodrigues da Silva – Coordenadora de inovação

Stéphanie Mayumi Yamamoto – Coordenadora de Produção

Marcella Motta da Costa – Assistente de produção

Jamila Reis de Oliveira – Coordenadora de ensino

Elaine Cristina Leite Pereira – Coordenadora de ensino

Lion Lowe– Produtor Técnico

Felipe Marreiros – Produtor Audiovisual

Ana Paula Gusmão da Silva – Coordenadora de logística e Cenografia

Luiza Jorge Silva Barbosa – Coordenadora de logística e Cenografia

Bruno Amorim Lima Kowalski – curadoria e programação

Ana Caroline Brito Gonçalves – produtora de exibição

Apoio: Fundação de apoio a pesquisa – FAPDF, rede nanoimunoteste, programa de pós graduação em nanociência e nanobiotecnologia (PPGNANO-UnB) e campus UnB Ceilândia

Serviço: Voxel Festival – Science Drive In 2021 estreia no Campus da UnB Ceilândia em março de 2021 para aliar ciência, inovação e atrações culturais em formato drive-in e on-line

Data: 12 de março a 10 de abril, sempre de quinta a domingo

Local: Estacionamento da Universidade de Brasília – Faculdade Ceilândia (Campus Universitário, s/n, Centro Metropolitano, Brasília).

Horário/informações e transmissões on-line: Instagram @voxelfestival e @spectrumbsb e em: Voxel Festival

Gratuito

Classificação livre

Confira programação e classificação dos filmes: Início | Voxel Festival

 

Compartilhe

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn

Atualizações Recentes

Vacinação contra o H1N1 contribui no combate à Covid-19

Empresas se empenham para levar imunização a colaboradores e assim desafogar o sistema de saúde. Construtora está entre as que manteve a boa prática neste

Homenagem ao aniversariante Getúlio Vargas

Ex- presidente da Juventude Socialista do PDT, vice-presidente da Fundação Leonel Brizola e porta-voz do Rio Boa Praça, o cientista político Everton Gomes fará homenagens,

Casamentos continuam a acontecer, apesar da pandemia

Quarenta por cento dos casamentos realizados pela juíza Maria Victoria Riera, no 5°Registro Civil das Pessoas Naturais, em Botafogo, são de casais com renda inferior

Ravenna promove SPA Indoor com programação especial

Ravenna promove SPA Indoor com programação especial

De 26 a 29 de abril, SPA terá quatro aulas com o Mestre em Psicologia Helder Kamei, especializado em Psicologia Positiva De 26 a 29 de abril,

%d blogueiros gostam disto: