Mensagem do Sr. Imran Khan, Primeiro-Ministro do Paquistão, em ocasião do Dia da Independência do Paquistão
Internacional

Mensagem do Sr. Imran Khan, Primeiro-Ministro do Paquistão, em ocasião do Dia da Independência do Paquistão

Ao hastearmos nossa bandeira nacional para marcar o Dia da Independência, devemos reiterar a firme resolução de defender nossos valores nacionais de unidade, fé e disciplina, conforme idealizados por Quaid-i-Azam Muhammad Ali Jinnah. Superamos desafios monumentais ao longo de nossa história para emergir como uma nação unida, pacífica e resiliente. Ainda hoje, novas dinâmicas regionais juntamente com alguns assuntos domésticos continuam a testar nossa determinação. Como todas as vezes, também superaremos esses obstáculos com nossa determinação característica e sairemos mais fortes como uma nação.   O Paquistão hoje se destaca entre a comunidade das nações. Nossas políticas de revitalização econômica, gestão da pandemia e proteção ao meio ambiente receberam aclamação universal.

Nesta ocasião, não devemos esquecer nossos irmãos e irmãs caxemires nos territórios de Jammu e Caxemira ilegalmente ocupados pela Índia (IIOJK) que lutam por seu direito à autodeterminação em circunstâncias extremamente adversas marcadas pela ocupação ilegal indiana e repressão indescritível. O Paquistão continuará a estender seu total apoio aos caxemires em sua justa causa. Os caxemires esperam que a comunidade internacional cumpra as promessas feitas a eles.

O Paquistão fez imensos sacrifícios e pagou um alto preço pela instabilidade em sua fronteira ocidental. Temos enfatizado sistematicamente que não há solução militar para o conflito no Afeganistão. O Paquistão continuará a apoiar um acordo político negociado para uma paz duradoura e estabilidade no Afeganistão.

Queremos paz interior e paz exterior, para dar seguimento a nossa agenda socioeconómica. O Naya Paquistão mudou seu foco da geopolítica para a geo-economia, com o bem-estar e a prosperidade de nosso povo como prioridade máxima. Nosso governo empreendeu todos os esforços possíveis para o desenvolvimento e a prosperidade do Paquistão.

Este país é, sem dúvida, um presente de Allah, Todo-Poderoso, para nós. Felicito mais uma vez todos os paquistaneses, tanto no interior como no exterior, nesta auspiciosa ocasião. Exorto você a fazer sua parte para tornar o Paquistão um estado-nação orgulhoso, próspero e pacífico.