Por que é importante aprender inglês de maneira divertida?

Mais do que nunca, as pessoas têm expectativas de aprender coisas novas de maneira diferente. E o que isso significa? Que é possível aliar a aprendizagem com momentos de prazer: ou seja, é possível aprender de maneira leve e divertida.

O professor Salman Khan explica que as lições monótonas, com estudantes em um papel passivo e sem individualidade, precisam ficar para trás. Por isso, é necessária uma mudança de mentalidade.

Assim, no post de hoje vamos entender o que é o método lúdico de aprendizagem e ver quais são as vantagens de aprender inglês de maneira divertida.

Aprender de maneira lúdica: o impacto da diversão na aprendizagem

A palavra lúdica é um adjetivo com origem no termo latim ludos, que remete para jogos e divertimento.

Assim, uma atividade lúdica é uma atividade de entretenimento, que dá prazer e diverte as pessoas envolvidas (fonte: Significados).

De acordo com o Portal Growth Engineering, a ideia de diversão no aprendizado ou diversão na educação pode parecer algo difícil de se compreender.

Mas é preciso entender que a diversão tem um efeito positivo nos níveis de motivação, determinando o que aprendemos e quanto retemos de determinado conteúdo. A aprendizagem não é um evento único. Requer repetição e dedicação. Se a experiência for divertida, os alunos ficarão curiosos e sempre voltarão para mais.

O uso de games, smartphones e websites são algumas ferramentas que podem ser utilizadas para transformar o aprendizado de inglês em algo divertido. Quando associado ao método lúdico, a aprendizagem pode ficar ainda mais natural e espontânea.

Já a  pesquisadora Daisy Christodoulou pontua que aprender deve ser o mais divertido possível, mas é preciso ser honesto e admitir que há um limite. Podemos pensar no que a tecnologia pode fazer e há muitas possibilidades para a gamificação, por exemplo. Assim, devemos tornar a aprendizagem o mais lúdica possível, sem perder de vista a essência.

A Uniway School é uma escola de inglês e edtech. Nossa metodologia digital foi desenvolvida para que todos atinjam os melhores resultados, inclusive adultos e profissionais já inseridos no mercado de trabalho. Ah, e estamos presentes em mais de 50 países

Sobre Fabricio Vargas

Iniciou a sua carreira na área da educação logo após o seu retorno ao Brasil, depois de morar e estudar por mais de cinco anos no continente Europeu. Estudou e trabalhou em diversas áreas durante esse período, inclusive como intérprete dentro das cortes Irlandesas e Inglesas. Logo após a sua chegada ao Brasil, começou a lecionar aulas de inglês dentro de algumas escolas e, portanto, percebeu que o ensino precisava de mais, os alunos mereciam algo diferente e inovador. Fabricio percebeu que as escolas de idiomas estavam muito engessadas ao modo tradicional de ensinar e avaliar os seus alunos. Em 2017, depois de trabalhar muito e conseguir um certo valor para investir, Fabricio abriu a sua própria escola de inglês, a Uniway School, foi um dos anos mais comemorados por ele e também o mais desafiador. Para mais informações, acesse https://uniwayschool.com/ ou pelas redes @uniwayschool

Por que é importante aprender inglês de maneira divertida?

Vinkmag ad

Redação

Read Previous

Sabrina Sato, Cléo Pires e outros famosos vazam conteúdo sensível no Instagram em prol da saúde mental

Leia a seguir

Colégio Sigma promove encontros para debater o mercado de trabalho do futuro

setembro 25, 2021