Reunião do Presidente da República, Jair Bolsonaro, com o Presidente da Guiné-Bissau, Umaro Sissoco Embaló

O Presidente da República, Jair Bolsonaro, recebeu, hoje, o Presidente da República da Guiné-Bissau, General Umaro Sissoco Embaló, em audiência no Palácio do Planalto. O Ministro das Relações Exteriores, Embaixador Carlos Alberto Franco França, e a Ministra de Estado dos Negócios Estrangeiros, da Cooperação Internacional e das Comunidades da Guiné-Bissau, Suzi Carla Barbosa, participaram da reunião.

Os Presidentes Bolsonaro e Sissoco Embaló passaram em revista a agenda bilateral, com vistas a aprofundar o diálogo político e a cooperação técnica entre os dois países.

A Guiné-Bissau é importante parceiro na cooperação Sul-Sul brasileira. Atualmente, encontram-se em execução projetos nas áreas de agricultura; saúde; capacitação de diplomatas, militares e forças de segurança; alimentação escolar; ensino superior; e gestão de recursos hídricos. Desde o ano 2000, cerca de 1500 jovens universitários bissau-guineenses foram selecionados pelo Programa Estudante Convênio do Ministério da Educação do Brasil.

O Brasil e a Guiné-Bissau integram a Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). A Guiné-Bissau faz parte, também, da Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), importante mecanismo de integração regional africana.

[Nota publicada em: https://www.gov.br/mre/pt-br/canais_atendimento/imprensa/notas-a-imprensa/reuniao-do-presidente-da-republica-jair-bolsonaro-com-o-presidente-da-guine-bissau-umaro-sissoco-embalo]

Vinkmag ad

Redação

Read Previous

Sour, uma nova mistura para drinks está chegando ao mercado

Leia a seguir

De olho no futuro

setembro 25, 2021