Seminário Jovens Antenadas na Era “Figital” incentiva novos negócios e o empreendedorismo jovem

O evento no formato “Figital” é gratuito e contará com atividades durante todo o mês de agosto

O empreendedorismo jovem não é mais uma novidade. Diversas pessoas entre 15 e 29 anos estão ingressando no mercado de trabalho por meio da inovação, tirando suas ideias do papel e colocando-as em prática para criar sua própria empresa. Dados do Governo Federal divulgados em 2020, mostram que o brasileiro nunca empreendeu tanto como agora, com destaque para os jovens, que buscam oportunidades em um mercado cada vez mais concorrido, criativo e inovador. 

O número de novos negócios do país bateu recorde em 2020, mais de 14 milhões de brasileiros se tornaram empreendedores em meio a pandemia de Covid- 19, segundo relatório da Global Entrepreneurship Monitor (GEM) 2020. A pesquisa mostrou que 52,1% dos brasileiros conhecem pelo menos uma pessoa que abriu algum negócio por conta da pandemia, sendo que o crescimento expressivo da atividade empreendedora aconteceu entre as mulheres, jovens (18 a 24 anos) e os mais velhos (55 a 64 anos).

As últimas décadas foram marcadas por lutas pela igualdade de gênero. As mulheres conquistaram independência e vêm ocupando espaços que, antes, eram exclusivos dos homens. Nesse cenário, o empreendedorismo feminino traz importantes contribuições para a sociedade. E apesar de, cada vez mais, as empresárias estarem atuando no mercado, é incontestável que o mundo dos negócios ainda impõe obstáculos extras a elas.

Pensando nesse universo e na necessidade de promover ações que possam ajudar o empreendedorismo das jovens mulheres por meio da capacitação, aperfeiçoamento e contribuição com o seu desenvolvimento profissional, em comemoração ao dia 12 de agosto – Dia Internacional da Juventude, a BPW Brasília-DF (Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais de Brasília-DF), através da sua BPW JOVEM, realizará no dia 31 de agosto de 2021, no auditório do Centro Universitário do IESB, o Seminário: Jovens Antenadas na Era “Figital”, com ações para dar visibilidade a temas de interesse de jovens entre 15 a 29 anos. O termo “figital” está sendo utilizado para refletir o “novo normal” que são eventos físicos e, ao mesmo tempo, digitais.

Tudo incorporado à nova realidade, respeitando todos os protocolos de distanciamento e enfrentamento à COVID – 19. Por esse motivo, o público poderá participar do evento através da transmissão ao vivo, que será realizada pelo canal do YouTube do IESB: https://www.youtube.com/CanalIESB. Todas as participações ficarão gravadas neste mesmo canal para quem desejar assistir posteriormente.

Com uma intensa programação de palestras e rodas de conversas, o evento, além de fomentar o empreendedorismo e a inovação entre jovens, fechará o mês em comemoração ao Projeto Agosto Lilás, que tem como objetivo promover ações de conscientização e esclarecimentos sobre as diferentes formas de violência contra a mulher.

Além do patrocínio do Centro Universitário do IESB; para realizar o evento, a BPW Brasília-DF contou com o apoio de instituições parceiras tais como: Secretaria de Estado de Juventude do DF; Sindivarejista-DF (Sindicato do Comércio Varejista), Abrasel-DF (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes), Fórum de Mulheres do Mercosul-DF, da Rede Internacional de Proteção à Vítima – Laço Branco Brasil, da ASBAC Brasília (Associação dos Servidores do Banco Central); e das empresas Cirandinha, Pizzaria Donna, Escola Fashion Campus, Espaço Luciana Santos, Flávia Soares Consultoria, Café Fratelli, Poderamente, Restaurante Mayer Sabores do Brasil e do Buffet Le Jardins.

“A luta começou há muitos anos. Mas, hoje, mais do que nunca, deverá existir uma parceria entre mulheres e homens porque o feminicídio continua aterrorizando a sociedade. É hora de vencermos o medo e usarmos a educação como ferramenta da vitória necessária”, destaca a professora Eda Machado, fundadora e mantenedora do IESB.

O evento reunirá instituições de peso e profissionais experientes que abraçaram a ideia com seus representantes participando de todas as atividades propostas. Além de parlamentares já confirmados como o Senador Izalci Lucas, o Vice – presidente da CLDF Deputado Delmasso, a Deputada Federal Celina Leão, a Deputada Distrital Júlia Lucy e da Pastora Sandra Faraj, cabe destacar a presença de representantes das seguintes instituições: Secretarias do Distrito Federal (como Juventude e Mulher); Secretaria Nacional de Juventude, Secretaria Nacional de Políticas para Mulheres e Secretaria da Família, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos, o Ministério da Justiça e Segurança Pública, Sebrae-DF, Fecomércio, Sindivarejista – DF, Unesco, Rede Internacional de Proteção e Vítima, Rede Internacional de Excelência Jurídica, OIT, Banco Mundial, representantes de empresários locais; e muito mais.

Para Kedson Rocha, secretário de Juventude do Distrito Federal, esse evento vem para fechar com chave de ouro o mês da juventude. “Como secretaria, buscamos sempre oportunizar aos jovens o acesso à informação e à qualificação. Promoveremos o diálogo e o encontro, mesmo que virtual, entre nossas jovens e tantos referenciais de sucesso em suas respectivas áreas de atuação que certamente irão, por meio de suas falas e vivências, inspirar as jovens a empreenderem, buscando a realização de seus sonhos”, declara.

“As mulheres no Brasil, assim como no mundo, ainda lutam por seu espaço no mercado de trabalho e direitos iguais. Apesar das dificuldades e desafios, elas batalham por seus sonhos e concretizam ações que não apenas transformam suas vidas mas que impactam a de outras pessoas também. É importante incentivar a participação das jovens em espaços de tomada de decisão a nível local, nacional e global. Daí a necessidade da capacitação e do conhecimento. Este seminário visa orientar as mulheres na busca do seu desenvolvimento profissional, além da importância em fomentar a eliminação de toda e qualquer forma de discriminação e, principalmente, da violência contra a mulher”, explica Bernardeth Martins, Presidente da BPW Brasília-DF.

O evento será realizado nas seguintes etapas:

Oficinas e capacitação para as jovens do projeto – a capacitação tanto profissional como pessoal para jovens é de fundamental importância, pois é capaz de incluí-las, de forma saudável, no mercado de trabalho. Além disso, por meio da qualificação, a jovem também tem a chance de melhorar como pessoa. Foram selecionadas 15 meninas (com 15 anos de idade) da Região Administrativa de Santa Maria, que tinham como desejo ter uma festa de debutante. O projeto teve como objetivo a capacitação dessas 15 jovens que participaram de cursos sobre vários temas desde janeiro de 2021. No dia 28 de agosto de 2021, no Salão Comunitário da Associação de Santa Maria, acontece o último sábado de capacitação, e no dia 17 setembro esse projeto será finalizado em grande estilo, com a realização do grande sonho daquelas meninas, uma festa de debutante, que será celebrada no Manancial Castelo das Flores, localizada na Região Administrativa do Gama- DF.
Ciclo de lives pelo Instagram da BPW Brasília – várias lives serão realizadas durante todo o mês de agosto de 2021, nas quais diversas profissionais irão falar sobre as suas experiências, trazendo exemplos de sucesso e abordando temas sobre o empreendedorismo, oportunidades de negócios, direitos do consumidor, planejamento e muito mais.

Rodas de conversa abrangendo diversos temas importantes (dia 31 de agosto de 2021, no Centro Universitário IESB e transmitido, ao vivo, pelo canal no YouTube do IESB: https://www.youtube.com/CanalIESB- serão oito rodas de conversa com especialistas locais e temas como: Gestão Feminina, A Inserção da Jovem no Mercado de Trabalho, Empreendedorismo Jovem, Não à Violência Contra a Mulher, Violência e Assédio no Trabalho.
Serviço Seminário Jovens Antenadas na Era Figital

Data: Agosto de 2021

Programação: palestras, rodas de conversas, e oficinas. O evento do dia 31 de agosto será transmitido, ao vivo, pelo canal do YouTube do Centro Universitário IESB, e disponibilização de materiais gravados para que as pessoas possam acessar a qualquer momento todo o conteúdo.

Programação completa: https://bpwdf.org.br/programacao/

Transmissão: lives pelo instagram @bpwbrasilia e seminário pelo canal do YouTube Centro Universitário IESB: https://www.youtube.com/CanalIESB.

Instagram: @bpwbrasilia

Redação

Read Previous

Para crianças e adultos

Leia a seguir

A Renúncia de Jânio, há 60 anos, é tema de live em Brasília

setembro 16, 2021