Visita do Conselheiro de Segurança Nacional Jake Sullivan ao Brasil

A visita liderada pelo conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan, reafirmou a relação estratégica de longa data entre o Brasil e os EUA e discutiu questões prioritárias, incluindo democracia e segurança regional, segurança digital, cooperação do Atlântico Sul, resposta à Covid-19 e mudança climática.

Brasília, 5 de agosto de 2021: O conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, visitou Brasília nesta quinta-feira (5) para uma série de reuniões com o alto escalão do governo brasileiro. O conselheiro Sullivan foi acompanhado pelo diretor sênior para Assuntos do Hemisfério Ocidental do Conselho Nacional de Segurança, Juan Gonzalez; diretor sênior para Assuntos Cibernéticos, Amit Mital; diretor sênior para Tecnologia e Segurança Nacional, Tarun Chhabra; conselheira sênior, Ariana Berengaut; diretor para assuntos do Brasil e do Cone Sul, Andrew Sanders; e o oficial sênior do Departamento de Estado para Assuntos do Hemisfério Ocidental, Ricardo Zúniga. O conselheiro Sullivan e sua delegação estão entre os funcionários do mais alto escalão do governo norte-americano a visitar o Brasil desde que o presidente Joe Biden tomou posse há oito meses. O encarregado de Negócios da Embaixada dos EUA, Douglas Koneff, participou de todas as reuniões com a delegação.

As autoridades norte-americanas e brasileiras reafirmaram a relação estratégica de longa data entre os dois países e revisaram as questões prioritárias, com foco especial em como a parceria Brasil-EUA pode apoiar a segurança regional e a democracia, a segurança digital e da informação, a cooperação no Atlântico Sul, a migração ilegal, e a necessidade de maior cooperação e engajamento para combater as mudanças climáticas. As autoridades também destacaram oportunidades para que as instituições dos dois países colaborem no combate à Covid-19 e na melhoria ao acesso às vacinas.

No início da visita, o presidente Bolsonaro recebeu o conselheiro Sullivan no Palácio do Planalto. O encontro foi seguido de discussões de alto nível com o secretário Especial para Assuntos Estratégicos da Presidência da República do Brasil, Almirante Flávio Rocha. O conselheiro Sullivan também se reuniu com o ministro da Defesa, general Walter Braga Netto; ministro das Comunicações, Fábio Faria; e ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, general Augusto Heleno e ministro das Relações Exteriores, embaixador Carlos Alberto França. Ele também participou de um almoço de trabalho organizado pelo ministro França e contou com a participação do vice-presidente Hamilton Mourão e de outros dignitários brasileiros no Palácio do Itamaraty.

À tarde, o conselheiro Sullivan reuniu-se com membros do Consórcio de Governadores da Amazônia: o governador do Pará, Hélder Barbalho, o governador de Rondônia, Marcos José Rocha dos Santos, e o governador do Amazonas, Wilson Lima, para discutir seus planos e estratégias para combater as mudanças climáticas, o desmatamento e a mineração ilegal, e para proteger os direitos indígenas. A delegação também participou de reuniões com representantes de agências governamentais brasileiras e empresas de tecnologia envolvidas no desenvolvimento de futuras redes de telecomunicações. Eles discutiram o desenvolvimento e implementação da tecnologia Open RAN nas futuras redes 5G do Brasil, bem como a importância da segurança da informação como fator-chave para garantir o crescimento econômico das empresas brasileiras e garantir a prosperidade para a população.

Destacando a profunda amizade entre o Brasil e os EUA, o conselheiro Sullivan declarou: “O Brasil é importante. Como as duas maiores democracias do hemisfério, o Brasil e os EUA têm interesse no sucesso mútuo. Juntos podemos avançar em metas climáticas ambiciosas, combater com sucesso a pandemia da Covid-19 e reconstruir a economia na região”. Funcionários dos dois países reiteraram seu compromisso de fortalecer a parceria em benefício do povo brasileiro, norte-americano e do hemisfério.

Biografia do conselheiro de Segurança Nacional, Jake Sullivan:
https://br.usembassy.gov/pt/embassy-consulates-pt/brasilia-pt/secoes-e-escritorios/biografia-jake-sullivan-conselheiro-de-seguranca-nacional-dos-estados-unidos/

Vinkmag ad

Redação

Read Previous

No Egito, eles…visitaram

Leia a seguir

Time de estrelas gravam DVD no Rio

setembro 24, 2021