Visita do Conselheiro de Segurança Nacional Jake Sullivan ao Brasil
Internacional

Visita do Conselheiro de Segurança Nacional Jake Sullivan ao Brasil

Visita do Conselheiro de Segurança Nacional Jake Sullivan ao Brasil

A visita liderada pelo conselheiro de Segurança Nacional dos EUA, Jake Sullivan, reafirmou a relação estratégica de longa data entre o Brasil e os EUA e discutiu questões prioritárias, incluindo democracia e segurança regional, segurança digital, cooperação do Atlântico Sul, resposta à Covid-19 e mudança climática.

Brasília, 5 de agosto de 2021: O conselheiro de Segurança Nacional dos Estados Unidos, Jake Sullivan, visitou Brasília nesta quinta-feira (5) para uma série de reuniões com o alto escalão do governo brasileiro. O conselheiro Sullivan foi acompanhado pelo diretor sênior para Assuntos do Hemisfério Ocidental do Conselho Nacional de Segurança, Juan Gonzalez; diretor sênior para Assuntos Cibernéticos, Amit Mital; diretor sênior para Tecnologia e Segurança Nacional, Tarun Chhabra; conselheira sênior, Ariana Berengaut; diretor para assuntos do Brasil e do Cone Sul, Andrew Sanders; e o oficial sênior do Departamento de Estado para Assuntos do Hemisfério Ocidental, Ricardo Zúniga. O conselheiro Sullivan e sua delegação estão entre os funcionários do mais alto escalão do governo norte-americano a visitar o Brasil desde que o presidente Joe Biden tomou posse há oito meses. O encarregado de Negócios da Embaixada dos EUA, Douglas Koneff, participou de todas as reuniões com a delegação.

As autoridades norte-americanas e brasileiras reafirmaram a relação estratégica de longa data entre os dois países e revisaram as questões prioritárias, com foco especial em como a parceria Brasil-EUA pode apoiar a segurança regional e a democracia, a segurança digital e da informação, a cooperação no Atlântico Sul, a migração ilegal, e a necessidade de maior cooperação e engajamento para combater as mudanças climáticas. As autoridades também destacaram oportunidades para que as instituições dos dois países colaborem no combate à Covid-19 e na melhoria ao acesso às vacinas.

No início da visita, o presidente Bolsonaro recebeu o conselheiro Sullivan no Palácio do Planalto. O encontro foi seguido de discussões de alto nível com o secretário Especial para Assuntos Estratégicos da Presidência da República do Brasil, Almirante Flávio Rocha. O conselheiro Sullivan também se reuniu com o ministro da Defesa, general Walter Braga Netto; ministro das Comunicações, Fábio Faria; e ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, general Augusto Heleno e ministro das Relações Exteriores, embaixador Carlos Alberto França. Ele também participou de um almoço de trabalho organizado pelo ministro França e contou com a participação do vice-presidente Hamilton Mourão e de outros dignitários brasileiros no Palácio do Itamaraty.

À tarde, o conselheiro Sullivan reuniu-se com membros do Consórcio de Governadores da Amazônia: o governador do Pará, Hélder Barbalho, o governador de Rondônia, Marcos José Rocha dos Santos, e o governador do Amazonas, Wilson Lima, para discutir seus planos e estratégias para combater as mudanças climáticas, o desmatamento e a mineração ilegal, e para proteger os direitos indígenas. A delegação também participou de reuniões com representantes de agências governamentais brasileiras e empresas de tecnologia envolvidas no desenvolvimento de futuras redes de telecomunicações. Eles discutiram o desenvolvimento e implementação da tecnologia Open RAN nas futuras redes 5G do Brasil, bem como a importância da segurança da informação como fator-chave para garantir o crescimento econômico das empresas brasileiras e garantir a prosperidade para a população.

Destacando a profunda amizade entre o Brasil e os EUA, o conselheiro Sullivan declarou: “O Brasil é importante. Como as duas maiores democracias do hemisfério, o Brasil e os EUA têm interesse no sucesso mútuo. Juntos podemos avançar em metas climáticas ambiciosas, combater com sucesso a pandemia da Covid-19 e reconstruir a economia na região”. Funcionários dos dois países reiteraram seu compromisso de fortalecer a parceria em benefício do povo brasileiro, norte-americano e do hemisfério.

Biografia do conselheiro de Segurança Nacional, Jake Sullivan:
https://br.usembassy.gov/pt/embassy-consulates-pt/brasilia-pt/secoes-e-escritorios/biografia-jake-sullivan-conselheiro-de-seguranca-nacional-dos-estados-unidos/